Doação: acervo privado de Machado de Campos revela documentos do governo Carvalho Pinto e da Revolução de 1932

Doação: acervo privado de Machado de Campos revela documentos do governo Carvalho Pinto e da Revolução de 1932
Compartilhe nas suas redes:

NOVIDADE DE JULHO DE 2024
Fundo: Fernando de Paula Machado de Campos
Código de Referência: BR SP APESP FPMC
Novidade: doação

Novidade
Ingresso no acervo do APESP de documentos privados de Fernando de Paula Machado de Campos, que foi secretário de obras do governo Carvalho Pinto e combatente da Revolução de 1932. A doação foi realizada filha de Machado de Campos, Alba Helena Noschese, e é composta de fotografias, cartas e publicações do seu período como secretário estadual. Esse conjunto documental passará por tratamento técnico adequado para que esteja disponível em breve para pesquisa por qualquer cidadão interessado.

Biografia
Nascido em 7 de fevereiro de 1912 em Piracicaba, Francisco de Paula Machado de Campos cresceu em São Paulo, onde vivenciou o Revolta de 1924 e integrou a Revolução Constitucionalista de 1932 como membro do Batalhão 14 de Julho. Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica, foi secretário de Viação e Obras Públicas do governo de Carvalho Pinto (1959-1963), gestão marcada pela construção de diversas usinas hidrelétricas entre outras obras grandiosas. Foi presidente de várias companhias e fundou o Museu de Tecnologia.

O Acervo
Compõem este fundo privado de Fernando de Paula Machado de Campos as fotografias e cartas de sua vida pública, além de publicações do seu período como secretário estadual de obras, na gestão Carvalho Pinto, quando foi lançado o Plano de Ação que abrangia mil obras estratégicas de infraestrutura para o Estado, incluindo sistemas de água, esgoto, energia e transportes. Este acervo tem perfil para somar a outros referentes a obras públicas, como DERSA e DER.

Confira alguns destaques desta doação:

Compartilhe nas suas redes:

Editoria