Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- O texto está em espaço simples; usa fonte Calibri de 11-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos abaixo.
Artigos do dossiê
Artigos origais submetidos pelos autores dentro da temática especificada na chamada do dossiê, avaliado por pares. (até 9 mil palavras)
Artigos livres
Artigos originais submetidos pelos autores em fluxo contínuo abordando as temáticas centrais da Revista.
Versão
Artigo científico ou texto relevante para a Arquivologia, originalmente publicado em língua estrangeira, traduzido para o português. (até 9 mil palavras)
Relatos de Experiência (dossiê)
Contempla a troca de conhecimentos, problematizações, soluções voltadas para a gestão, preservação, difusão e ação educativa em acervos. Recebimento para composição de dossiês temáticos, atendendo às chamadas, e também Relatos com tema livre, relacionados à linha editorial da revista, em fluxo contínuo. (até 4 mil palavras)
Relatos de Experiência (livre)
Contempla a troca de conhecimentos, problematizações, soluções voltadas para a gestão, preservação, difusão e ação educativa em acervos. Recebimento para composição de dossiês temáticos, atendendo às chamadas, e também Relatos com tema livre, relacionados à linha editorial da revista, em fluxo contínuo. (até 4 mil palavras)
Ensaios e Debates
Publicação de artigos com conteúdo original, bem fundamentado, com potencial gerador de debates na área da arquivologia, ainda que não cumpra todos os requisitos formais típicos de artigos acadêmicos. (até 5 mil palavras)
Notas de Pesquisa
Relato preliminar de pesquisa em andamento enfatizando hipóteses, progressos e dificuldades de pesquisas a partir da utilização problematizada de fundos, coleções e documentos de arquivo (até 3 mil palavras).
Arquivos em foco
Apresentação e contextualização de conjuntos documentais, sejam fundos, coleções, tipologias, com a organização de documentos para publicação (imagens, fotografias, documentos com transcrição paleográfica); ou mesmo a apresentação e contextualização de instituições de gestão e preservação de acervos documentais. (a´té 5 mil palavras, 10 imagens)
Resenha
Texto curto com análise crítica de livros e artigos publicados nos útlimos dois anos. (até mil palavras)
Especial Heloísa Liberalli Bellotto
Homenagem póstuma e legado
Especial Ana Maria Camargo
Homenagem póstuma e legado
Declaração de Direito Autoral
Declaração de Direito Autoral
Os autores são os detentores dos direitos autorais dos manuscritos submetidos, sendo autorizado à Revista do Arquivo a publicação do referido texto. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.
Política de acesso livre
Todos os artigos da revista estão disponíveis para acesso e livre recuperação. Os autores detêm responsabilidade pelo conteúdo de seus artigos, certificando-se de que o texto não contém plágio, autoplágio ou publicação de resultados de pesquisa fraudulentos. Os direitos autorais devem ser respeitados e os artigos devem ser propriamente citados.
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Código Ético
A Revista do Arquivo entende que o processo de editoração e publicação científica implica um compromisso ético de autores, editores e parecerista. Inspirado nas diretrizes da COPE (https://publicationethics.org/), estabelecemos as seguintes orientações gerais:
Autores devem:
- Comprometer-se com a fidedignidade das informações submetidas com o manuscrito;
- Referenciar adequadamente todos os dados e materiais bibliográficos citados no artigo.
- Enviar artigos originais, sem plágios ou autoplágios;
- No caso de artigos em coautoria, respeitar as diretrizes do “Código de coautoria" da revista
Editores devem:
- Agir de forma transparente e equilibrada, informando adequadamente os autores sobre as regras e os procedimentos adotados;
- Realizar avaliação prévia dos manuscritos em busca de condutas impróprias, em especial: plágio, autoplágio e coautoria predatória (ver Código de coautoria). Os editores avaliam previamente os manuscritos para identificar a conduta imprópria com a utilização de softwares antifraude e conferência de publicações anteriores da autoria e de terceiros sobre o mesmo tema. Quando identificado a conduta imprópria, a Revista do Arquivo nega a avaliação do artigo e informa os(as) envolvidos(as). A qualquer momento, se ainda assim for identificada alguma informação fraudulenta, plágio ou autoplágio, em manuscritos publicados, a Revista do Arquivo poderá seguir a diretriz de retirar a publicação dos registros, publicar a retratação e/ou corrigir o artigo, quando couber;
Editores-convidados devem:
- Agir de forma equilibrada e transparente, comunicando-se regularmente com os editores e com a equipe administrativa;
- Não se posicionar em nome da Revista do Arquivo.
Revisores devem:
- Atentar para quaisquer conflitos de interesse existentes e informar os editores sobre os mesmos;
- Elaborar pareceres de forma objetiva e construtiva, evitando comentários hostis que não contribuam para o debate científico razoável;
- Elaborar seus pareceres no tempo acordado com os editores;
Caso autores e revisores tenham reclamações sobre decisões tomadas pela Revista do Arquivo, devem escrever para o endereço eletrônico institucional da revista. Os editores devem responder à questão num prazo máximo de 30 dias, consultando, caso achem que seja necessário, o Comitê Editorial da Revista.
Processo Editorial
Os editores-chefes e os editores-convidados realizam uma primeira avaliação das submissões, com os seguintes objetivos: a) identificar qualquer conduta antiética relacionada a plágio, autoplágio ou coautoria antiética. Quando identificada conduta imprópria, a revista recusará a publicação do artigo e comunicará a decisão aos autores. Recomenda-se fortemente que os autores consultem o Código de Ética e o Código de Coautoria; b) verificar a aderência do manuscrito à política editorial da revista, em especial no que se refere ao escopo temático de cada número e ao padrão de qualidade mínimo exigido. Quando o manuscrito for considerado não aderente, será rejeitado.
Todos os artigos que forem inicialmente acolhidos pelos Editores-Chefes e Editores Convidados serão submetidos a dois ou mais pareceristas ad hoc alheios à equipe editorial e à instituição editora para que emitam sua avaliação. Será mantido sigilo quanto à identidade tanto dos pareceristas quanto dos autores. Os pareceres poderão recomendar: a) a aceitação integral do texto; b) a recusa integral; c) a aceitação com pequenas modificações; d) a aceitação com modificações significativas, sendo o texto, nestes dois últimos casos, reenviado ao(à) autor(a) para as alterações.
A decisão final sobre a publicação ou não do texto será sempre dos Editores.
Caso o artigo resulte de pesquisa subvencionada por agência financiadora, esta deverá ser mencionada. Deverão ser igualmente encaminhados aos Editores dados sobre o(a) autor(a) (titulação, vinculação institucional etc.) e duas declarações: a primeira, de responsabilidade e originalidade, e a segunda, de cessão de direitos autorais (cf. modelos). Os artigos publicados na revista poderão também ser disponibilizados em diferentes mídias e na Internet.
A Revista do Arquivo não cobra taxa de submissão.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.