Edições anteriores

  • Documentos cartográficos, de engenharia e arquitetura: desafios do tratamento arquivístico
    n. 15 (2023)

    Na edição de estréia das novas plataformas de conteúdo da Revista do Arquivo, o tratamento arquivístico de documentos cartográficos, de engenharia e arquitetura é o tema do dossiê temático. As seções científicas incluem sete artigos e três relatos de experiências sobre os desafios da gestão arquivística e as possibilidades de uso desses documentos que integram fundos e coleções salvaguardados nas diversas instituições de custódia, além da tradução inédita do capítulo sobre quadro de arranjo do Guia de tratamento de documentos de arquitetura do ICA e de uma seção Especial dedicada à memória de Heloísa Bellotto, com uma entrevista dela e depoimentos de funcionários do Arquivo.

  • capa da Revista do Arquivo, no cabeçalho o nome da revista e em destaque o número da edição: 14. Uma montagem fotográfica ocupa todo o fundo da imagem: uma mão puxando uma lata de documentos com a etiqueta "TRE-SP" de uma estante, percebe-se ainda a estátua da "Justiça cega" de um lado e de outro um detalhe da arquitetura do palácio do Planalto. Acima de lado a lado, destaque para o título do dossiê temático desta edição em letras brancas: "Arquivos como janela e suporte da democracia". À esquerda, um bloco de chamadas para os textos de introdução ao Dossiê e três entrevistas, Artigos e Autoras convidadas. À direita: Intérpretes do Acervo, Prata da Casa, Vitrine e Resenha. Abaixo: destaque para a versão de artigo desta edição

    Arquivos como janela e suporte da democracia
    n. 14 (2022)

    Esta edição nº 14 oferece a leitores e pesquisadores um dossiê temático que pode ser bem representado pelas palavras-chave eleições, democracia e arquivos. As instâncias arquivísticas dos poderes Legislativo e Judiciário recebem o foco da nossa luz de reflexão. Além dos artigos, integram este dossiê quatro textos de introdução ao tema, com destaque para o mapeamento dos conjuntos documentais envolvendo eleições em diversos fundos do acervo do APESP, como um índice de apoio a pesquisadores. Nas seções Autores Convidados, Versão e Resenha ainda são apresentados respectivamente um artigo sobre o acervo do Condephaat, um artigo de autor congolês - devidamente traduzido - sobre os termos arquivística e arquivologia e ainda a resenha sobre esse mesmo artigo.

    Este número foi originalmente publicado online em 2022 em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/revista_do_arquivo/14, endereço desativado em 2023, quando os artigos, resenha e textos de introdução desta edição foram alocados nesta plataforma OJS, local apropriado e definitivo para este conteúdo científico. Já as seções editoriais (Intérpretes do Acervo, Prata da Casa, Vitrine e Arquivo em Imagens) que também integram a edição completa disponibilizada aqui em PDF, foram migradas para a nova plataforma da Revista, mais dinâmica e visual.

  • capa da Revista do Arquivo, no cabeçalho o nome da revista em destaque o número da edição: 13. Fundo creme com destaque para o título do dossiê temático desta edição em preto: "30 anos da 'Lei de Arquivos': vitalidade e limites". Dentro de um bloco azul 'a esquerda, chamadas para os textos de introdução ao Dossiê, Intérpretes do Acervo, Prata da Casa e o especial Debate dosbre a alteração da Lei 8.159/91. 3 círculos ao centro da capa; no primeiro, menor e azul, "4 artigos de 5 autores"; no segundo, médio e laranja, nomes dos autores desses artigos; e no terceiro, maior, uma foto de um depósito de acervo com suas estantes e uma escada de ferro. Ainda do lado direito, uma chamada acima para o texto especial sobre a participação do APESP na

    30 Anos da "Lei de Arquivos": vitalidades e limites
    n. 13 (2021)

    Esta edição nº 13 oferece a leitores e pesquisadores um doossiê que tem como temas centrais os 30 anos da existência da Lei de Arquivos, nº 8.159/1991 e também, no âmbito da gestão documental, o tema do tratamento da Massa Documental Acumulada (MDA). Dentro dessas temáticas, além dos artigos publicados, destacamos os 11 textos que compõem o Debate sobre o Projeto de Lei nº 2.789/2021, que busca atualizar a Lei de Arquivos, e a seção Especial com texto sobre a participação do Arquivo do Estado na 1ª Confeência Nacional de Arquivos. Ainda compõem esta edição: na seção Versão um artigo de autoria de Luciana Duranti sobre preservação na Novem, em tradução inédita, e um Artigo livre sobre o acervo audiovisual do MAM-RJ abrigado no Arquivo Nacional.

    Este número foi originalmente publicado online em 2021 em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/revista_do_arquivo/13, endereço desativado em 2023, quando os artigos e textos de introdução, debate e versão desta edição foram alocados nesta plataforma OJS, local apropriado e definitivo para este conteúdo científico. Já as seções editoriais (Intérpretes do Acervo, Prata da Casa, Arquivo em Imagens e In Memoriam) que também integram a edição completa disponibilizada aqui em PDF, foram migradas para a nova plataforma da Revista, mais dinâmica e visual.

  • capa da Revista do Arquivo, no cabeçalho o nome da revista em destaque o número da edição: 12. Fundo amarelo com destaque para o título do dossiê temático desta edição em preto: "Os arquivos na cadeia de produção do conhecimento e a formação profissional". À direita, entre ilustrações de livros, engrenagens e cabeças de perfil, temos a foto de um depósito de acervo. À direita, um bloco de chamadas para os textos de introdução ao Dossiê, Intérpretes do Acervo, Prata da Casa, Vitrine e Resenha. Abaixo 2 blocos com destaques para artigos do dossiê temático e autores convidados

    Os arquivos na cadeia de produção do conhecimento e a formação profissional
    n. 12 (2021)

    O dossiê temático deste número tem introdução com texto da editora convidada Mariana Lousada e entrevista com Marcia Pazin Vitoriano; cinco artigos que colocam em foco a graduação em Arquivologia, o curso técnico em Arquivo, o ensino da função classificação, a consultoria arquivística, todos no Brasil, e aspectos dos Arquivos em Moçambique, além de resenha sobre a contribuição da espanhola Vicenta Cortés para a arquivologia. Ainda em suua sessão científica, esta edição traz mais três artigos livres, sobre um estudo interdisciplinar com a Linguística, a atualização dos instrumentos de gestão documental na USP, e a incorporação de acervo teatral no patrimônio universitário. A edição completa deste número ainda contém as tradicionais seções editoriais: Intérpretes do Acervo (Marisa Daecto, Marília Cánovas e Yaracê Rêgo); Prata da Casa, sobre Monitoria e Fiscalização; e Vitrine, com um relato de pesquisa sobre a indústria oleira da Vila de Piratininga e uma crônica/poesia sobre memórias nesse período caseiro da pandemia.

    Este número foi originalmente publicado online em 2021 em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/revista_do_arquivo/12, endereço desativado em 2023, quando os artigos e textos de introdução, debate e versão desta edição foram alocados nesta plataforma OJS, local apropriado e definitivo para este conteúdo científico. Já as seções editoriais que também integram a edição completa disponibilizada aqui em PDF, estão sendo migradas para a nova plataforma da Revista, mais dinâmica e visual.

     

  • Perda de informações e de bens em arquivos e instituições responsáveis por guarda do patrimônio
    n. 11 (2020)

    Segundo o dicionário, no adjetivo, sinistro é tudo o que é de “mau agouro, que pressagia desgraças”, ou ainda que “infunde temor, ameaçador, assustador, temível”, ou “o que provoca o mal, perigoso, pernicioso... o que é trágico, calamitoso”. No caso específico do significado substantivo da palavra, sinistro é “qualquer acontecimento que acarreta dano, perda ou morte; acidente, desastre, soçobro”, ou “grande prejuízo material, dano .... sobre o qual se faz seguro”, e finalmente, “risco”. Entretanto, o sinistro aqui é tratado como uma dimensão da preservação. Dito de outro modo, sob o astuto viés da dialética, o sinistro é a preservação em sua negatividade. Nesta décima primeira edição da Revista do Arquivo, esse ‘mal agouro’, ou ‘acontecimento’ que incide na realidade dos arquivos, é o foco central de nossas preocupações.

  • Difusão em Arquivos: para que serve?
    n. 10 (2020)

    Uma edição dedicada à difusão dos (nos) arquivos, elaborada pelo setor de difusão do Arquivo do Estado. Não há como ser isento, mas impõe-se ser plural. Não tanto quanto desejaríamos, mas no limite das possibilidades. Queríamos muito mais, porém, contentamo-nos em reiterar o lugar comum quando se trata de difusão arquivística: temos longo caminho a construir; há muito o que se refletir e o que se fazer. Esperamos ter assentado mais um tijolo na construção de um debate que parece um tanto espasmódico, que acontece eventualmente aqui e alhures, distanciado por largos tempos. Esse é o estágio da nossa difusão.

  • Proteção de dados pessoais e acesso à informação nos Arquivos
    n. 9 (2019)

    A nona edição da Revista do Arquivo está recheada de bons textos e com grande diversidade temática, no âmbito da nossa área de conhecimentos: tese sobre organização de arquivos, descrição arquivística, proteção de dados, relatos de pesquisas históricas, biblioteca de arquivo, memórias noturnas e de escrivaninha, arquivos de organizações privadas, catálogo de Washington Luís e gestão de arquivos. Com originalidade e profundidade. Haja fôlego!

  • Capa da Revista do Arquivo em formato A4: cabeçalho cinza com o nome da revista vazado em branco, além do número da edição: 8. No topo da parte central, o título do dossiê temático em verde: "Arquivos de instituições médicas e de saúde" sobre fundo rosa-claro composto por montagem de um manuscrito e um eletrocardiograma, além do selo verde com destaque para 8 artigos e 12 autores. À esquerda, destaque para André Mota com seu texto de apresentação do dossiê e para a Entrevista com Sandra Gonik e Fernando Meyer, acima de imagem preto-e-branco recortada de um ambulatório do começo do século 20, abaixo ainda há chamada para a seção Vitrine, com os temas abordados por Elusa Leal, Cristiane d´´'Avila, Noemi Teles e Teresa Oliveira. À direita, um bloco de chamadas para as seções Intérpretes do Acervo (Fernando Gallupo, Rodnei da Cruz e Débora Nascimento), Prata da Casa (Centro de Arquivo Intermediário) e Arquivo em Imagens (Universidade Livre de São Paulo). Abaixo: chamada para a seção In Memoriam sobre Maria Lucia Mott.

    Arquivos de instituições médicas e de saúde
    n. 8 (2019)

    O leitor da edição nº 7, publicada em outubro passado, seguramente percebeu a evolução deste periódico semestral, principalmente no seu aspecto gráfico, em sua versão em formato pdf. A revista chega a sua oitava edição a demonstrar a constante busca pelo aprimoramento.

    O tema do nosso dossiê instigou à reflexão sobre amplo espectro de exploração do tema Arquivos de instituições médicas e de saúde, seja no aspecto que envolve a gestão de documentos nessa área, seja no aspecto dos arquivos preservados e capazes de revelar informações originais sobre história da saúde.

    Muitas das abordagens sugeridas na chamada de artigos não foram contempladas, mas os editores estão satisfeitos com o bom nível dos artigos aprovados, em número de oito, subscritos por doze autores, confirmando o enorme potencial de pesquisa e de produção de conhecimentos oferecido pelos arquivos.

  • Governança dos arquivos: desafios para gestão e para a memória
    n. 7 (2019)

    Governança dos arquivos: desafios para gestão e para a memória. Seria este um tema de pouca penetração (ou de interesse) no âmbito da academia? Os profissionais da área têm tido oportunidade de refletir sobre políticas e relações que condicionam suas práticas cotidianas? Entre os muitos artigos submetidos para esta edição, apenas dois deles foram aprovados. Entre outros motivos, faltou diálogo com qualquer dos subtemas propostos na chamada.

  • Tecnologia da Informação aplicada aos Arquivos
    n. 6 (2018)

    Cremos ser dispensável justificativa para a opção dos editores da Revista do Arquivo pelo tema desta edição. Mas, ainda assim, vale lembrar que a nossa instituição tem sido desafiada a buscar solução tecnológica de sistemas com perfil arquivístico para uso na administração pública paulista. Em decorrência, temos realizado eventos para estimular a reflexão e troca de experiências a respeito de sistemas de gestão de documentos e de processos eletrônicos. Esse não é desafio apenas do APESP, sabemos. Por outro lado, entendemos ser agora o momento mais oportuno para ampliar e acelerar esse debate. E a Revista se alinha a esse esforço coletivo. Nesta edição, estão publicados 1 ensaio e 9 artigos.

  • capa da Revista do Arquivo, no cabeçalho o nome da revista em destaque o número da edição: 5. Ao fundo uma imagem escura desfocada de um corredor de celas com destaque para o título do dossiê temático desta edição em rosa claro: "ARQUIVOS E DIREITOS HUMANOS". À esquerda, um bloco de chamadas para os textos de Intérpretes do Acervo, Prata da Casa, Arquivo em imagens, Vitrine e o selo Memória do Mundo/Unesco concedido ao fundo da Comissão teotônio Vilela (CTV) . À direita, um círculo claro destacando 12 artigos e um deles de autoria de González-Quintana. No rodapé, chamada para o Especial CTV: seminário e entrevista com Paulo Sérgio Pinheiro.

    Arquivos e direitos humanos
    n. 5 (2017)

    Os editores da Revista do Arquivo optaram pelo tema Arquivos e Direitos Humanos para esta edição nº 5, motivados pela comemoração do 5º Prêmio Memória Mundo recebido pelo Arquivo, em decorrência do tratamento, guarda e preservação do Fundo Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos. Realizou-se um belíssimo seminário no dia 24 de agosto, com inauguração de pequena, mas expressiva exposição de documentos desse fundo. Nesta edição, publicamos 12 artigos.

  • Arquivos privados de interesse público
    n. 4 (2017)

    A Revista do Arquivo, nesta quarta edição, segue perseguindo o seu intento de revelar dimensões e profundezas do pensar sobre essa insólita atividade, cujo centro de gravidade gira em torno de acervos documentais: invisível, maltratada, indispensável, inusitada, repugnante, atraente, minimalista e grandiosa. Labiríntica, sem fundo, reveladora, ousa almejar a eternidade e a ordem no caos.

    Os artigos deste número são frutos de memorável seminário realizado em abril de 2016 no APESP e também de resposta ao chamado da revista. Produção de tantos que apaixonadamente se entregam ao ofício em arquivos e centros de documentação.

    Este número foi originalmente publicado em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/revista_do_arquivo/04/indice.php

  • Gestão documental - sistemas de arquivo: desafios da implementação
    n. 3 (2016)

    Gestão e Preservação. Nos vocabulários que permeiam textos, ambientes de debates e conversas que reúnem profissionais vinculados aos Arquivos, quase sempre essas duas palavras aparecem agarradinhas a circular como se fossem duas irmãs gêmeas que devem caminhar sempre de mãos dadas pelas praças para demonstrar a indissociabilidade da família arquivística. União, aliás, que aparece consagrada em conceitos e leis.

    Mas, quem convive próximo a essa família, sabe muito bem que essa aparente união muitas vezes esconde conflitos que só quem os vivencia pode falar com propriedade sobre as chagas causadas por disputas renhidas entre esses pares.

    Este número foi originalmente publicado online em 2016 no endereço http://www.arquivoestado.sp.gov.br/revista_do_arquivo/03. Em 2018, o mesmo conteúdo foi reformatado em uma versão especial impressa, com tiragem de 100 exemplares destinados a consulta em instituições de ensino e pesquisa. Em 2023, os artigos que compõem esta edição foram alocados nesta plataforma OJS, local apropriado e definitivo para este conteúdo científico.

  • Comissões da verdade e os arquivos: dos porões à luz do acesso
    n. 2 (2016)

    Este número 2 da Revista do Arquivo vem aumentar o repertório de respostas à questão “arquivos para quê?”. E a resposta se inicia com outra questão: o que seria das comissões da verdade sem os arquivos? Sim, porque a disputa pela verdade, justiça e reparação no Brasil ganhou novo capítulo com a instalação da Comissão Nacional da Verdade em maio de 2012 e a publicação de vários relatórios conclusivos (mas provisórios) entre 2014 e 2015. Durante esse período, vários arquivos no Brasil foram (re)visitados por um novo perfil de pesquisadores, muitos dos quais nunca haviam experimentado a pesquisa numa instituição de custódia. O arquivo do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (DEOPS), que compõe o acervo do APESP, foi consultado como nunca. O movimento de pesquisa nele triplicou em decorrência da instalação das Comissões da Verdade. Essa demanda não ocorreu apenas no arquivo do DEOPS, mas também no de processos administrativos da esfera estadual, no de livros do Instituto Médico Legal e no de jornais.

    Este número foi originalmente publicado online em 2016 no endereço http://www.arquivoestado.sp.gov.br/revista_do_arquivo/02. Em 2018, o mesmo conteúdo foi reformatado em uma versão especial impressa, com tiragem de 100 exemplares destinados a consulta em instituições de ensino e pesquisa. Em 2023, os artigos que compõem esta edição foram alocados nesta plataforma OJS, local apropriado e definitivo para este conteúdo científico para cada texto.

  • Morgado de Mateus
    n. 1 (2015)

    esta edição selecionamos artigos científicos que versam sobre alguns dos temas que foram tratados nos dois seminários comemorativos aos 250 anos do governo do Morgado de Mateus em São Paulo. Todos os textos são baseados em pesquisas que, em algum momento, recorreram aos documentos que compõem o fundo Secretaria de Governo da Capitania de São Paulo. Ao todo são sete artigos.

    Outro traço importante que identifica todos os trabalhos científicos aqui expostos, é o diálogo, entre áreas do conhecimento que mantêm interface muito intensa e viva com a arquivologia. Nesse sentido, a Revista do Arquivo, por meio dos artigos, proporciona uma viagem no mundo dos arquivos nas fronteiras da filologia, da história cultural, da linguística, da paleografia, do restauro de documentos textuais, da história econômica e da arquivologia.

    Este número foi originalmente publicado online em 2015 no endereço http://www.arquivoestado.sp.gov.br/revista_do_arquivo/01. Em 2018, o mesmo conteúdo foi reformatado em uma versão especial impressa, com tiragem de 100 exemplares destinados a consulta em instituições de ensino e pesquisa. Em 2023, os artigos que compõem esta edição foram alocados nesta plataforma OJS, local apropriado e definitivo para este conteúdo científico.