n. 14 (2022): Arquivos como janela e suporte da democracia

capa da Revista do Arquivo, no cabeçalho o nome da revista e em destaque o número da edição: 14. Uma montagem fotográfica ocupa todo o fundo da imagem: uma mão puxando uma lata de documentos com a etiqueta "TRE-SP" de uma estante, percebe-se ainda a estátua da "Justiça cega" de um lado e de outro um detalhe da arquitetura do palácio do Planalto. Acima de lado a lado, destaque para o título do dossiê temático desta edição em letras brancas: "Arquivos como janela e suporte da democracia". À esquerda, um bloco de chamadas para os textos de introdução ao Dossiê e três entrevistas, Artigos e Autoras convidadas. À direita: Intérpretes do Acervo, Prata da Casa, Vitrine e Resenha. Abaixo: destaque para a versão de artigo desta edição

Esta edição nº 14 oferece a leitores e pesquisadores um dossiê temático que pode ser bem representado pelas palavras-chave eleições, democracia e arquivos. As instâncias arquivísticas dos poderes Legislativo e Judiciário recebem o foco da nossa luz de reflexão. Além dos artigos, integram este dossiê quatro textos de introdução ao tema, com destaque para o mapeamento dos conjuntos documentais envolvendo eleições em diversos fundos do acervo do APESP, como um índice de apoio a pesquisadores. Nas seções Autores Convidados, Versão e Resenha ainda são apresentados respectivamente um artigo sobre o acervo do Condephaat, um artigo de autor congolês - devidamente traduzido - sobre os termos arquivística e arquivologia e ainda a resenha sobre esse mesmo artigo.

Este número foi originalmente publicado online em 2022 em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/revista_do_arquivo/14, endereço desativado em 2023, quando os artigos, resenha e textos de introdução desta edição foram alocados nesta plataforma OJS, local apropriado e definitivo para este conteúdo científico. Já as seções editoriais (Intérpretes do Acervo, Prata da Casa, Vitrine e Arquivo em Imagens) que também integram a edição completa disponibilizada aqui em PDF, foram migradas para a nova plataforma da Revista, mais dinâmica e visual.

Publicado: 2022-06-30

Edição completa

Editorial

Artigos do dossiê

Autores Convidados