n. 8 (2019): Arquivos de instituições médicas e de saúde

Capa da Revista do Arquivo em formato A4: cabeçalho cinza com o nome da revista vazado em branco, além do número da edição: 8. No topo da parte central, o título do dossiê temático em verde: "Arquivos de instituições médicas e de saúde" sobre fundo rosa-claro composto por montagem de um manuscrito e um eletrocardiograma, além do selo verde com destaque para 8 artigos e 12 autores. À esquerda, destaque para André Mota com seu texto de apresentação do dossiê e para a Entrevista com Sandra Gonik e Fernando Meyer, acima de imagem preto-e-branco recortada de um ambulatório do começo do século 20, abaixo ainda há chamada para a seção Vitrine, com os temas abordados por Elusa Leal, Cristiane d´´'Avila, Noemi Teles e Teresa Oliveira. À direita, um bloco de chamadas para as seções Intérpretes do Acervo (Fernando Gallupo, Rodnei da Cruz e Débora Nascimento), Prata da Casa (Centro de Arquivo Intermediário) e Arquivo em Imagens (Universidade Livre de São Paulo). Abaixo: chamada para a seção In Memoriam sobre Maria Lucia Mott.

O leitor da edição nº 7, publicada em outubro passado, seguramente percebeu a evolução deste periódico semestral, principalmente no seu aspecto gráfico, em sua versão em formato pdf. A revista chega a sua oitava edição a demonstrar a constante busca pelo aprimoramento.

O tema do nosso dossiê instigou à reflexão sobre amplo espectro de exploração do tema Arquivos de instituições médicas e de saúde, seja no aspecto que envolve a gestão de documentos nessa área, seja no aspecto dos arquivos preservados e capazes de revelar informações originais sobre história da saúde.

Muitas das abordagens sugeridas na chamada de artigos não foram contempladas, mas os editores estão satisfeitos com o bom nível dos artigos aprovados, em número de oito, subscritos por doze autores, confirmando o enorme potencial de pesquisa e de produção de conhecimentos oferecido pelos arquivos.

Publicado: 2019-04-25

Edição completa

Editorial