Precisando de referência sobre arranjo arquivístico de documentos de arquitetura? Traduzimos parte do Guia do ICA pra você
No ano 2000, o Conselho Internacional de Arquivos, (ICA, na sigla em inglês) publicou seu Guia de tratamento arquivísticos de documentos de arquitetura, se estabelecendo como a maior referência técnica no assunto, mas ate hoje disponível apenas em inglês e francês.
Seu quarto capítulo, Arrangement of architectural records, é dedicada ao arranjo desses documentos, foi escrito por Maygene Daniels, então arquivista-chefe da National Gallery of Art (Washington, EUA) e teve autorização para ser traduzido para o português agora pela Márcia Aragão, executiva pública aqui do Arquivo do Estado, para ocupar a seção Versão desta edição.
O texto mantém sua atualidade e apresenta conceitos e princípios do arranjo arquivístico, aborda os problemas no tratamento de documentos de arquitetura, envolvendo dissociação de acervo, cópias idênticas, diversidade de formatos, aspectos de preservação, e então discorre sobre o processo de arranjo, com a organização conceitual, ordenação física, acondicionamento e pesquisa presencial.
Vale a pena a leitura completa desse material de referência na seção científica da Revista: https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/article/view/83