Artigo de pesquisadores do IPEN demonstra benefícios da irradiação eletromagnética para conservar acervos documentais

Artigo de pesquisadores do IPEN demonstra benefícios da irradiação eletromagnética para conservar acervos documentais

Pablo Vásquez e Maria Luiza Nagai são autores do artigo “A contribuição da tecnologia de ionização gama na recuperação de acervos do patrimônio cultural“, que foi publicado na edição nº 11 da Revista do Arquivo, dentro do dossiê temático “Perda de informações e de bens em arquivos e instituições responsáveis por guarda do patrimônio”.

O objetivo do estudo, segundo os autores, é demonstrar que a ionização gama é uma opção eficiente e segura para eliminar insetos e fungos nos objetos do patrimônio cultural. Dentre as vantagens da aplicação da técnica, destacam-se: capacidade, tempo de processamento, tecnologia segura, dispensa de quarentena, ausência de impactos à saúde e ao meio ambiente. Acervos do Museu Paulista, da Companhia City e da biblioteca do Instituto de Química da USP são alguns dos casos bem sucedidos relatados nesse artigo.

Tratamento com ionização gama, IPEN, desinfestação e desinfecção de bens culturais, preservação do patrimônio cultural e conservação de bens culturais materiais são algumas palavras-chave que ajudam a descrever as temáticas abordadas no artigo.

Leia o artigo na íntegra na sessão científica da Revista do Arquivo:
https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/article/view/80

Assista ao vídeo de divulgação do artigo gravado pela coautora Maria Luiza Nagai:

Editoria