Artigo aponta caminhos para preservação de mapas centenários da série “divisão e demarcação de terras” em Juiz de Fora

Artigo aponta caminhos para preservação de mapas centenários da série “divisão e demarcação de terras” em Juiz de Fora

A restauradora Andréia de Freitas Rodrigues e o arquivista Luiz Henrique Souza de Giacomo são autores do artigo Documentos cartográficos em processos de divisão e demarcação de terras dos séculos XIX e XX: fundo Fórum Benjamin Colucci/Arquivo Central – UFJF, publicado na edição n. 15 da Revista do Arquivo.

Os autores apontam caminhos para o tratamento arquivístico desses processos cíveis datados entre 1832 e a década de 1970, enquanto documentação permanente recebida pelo Arquivo Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) após acordo com o fórum local. Destaque-se o volume – mais de 30 mil itens, sendo 308 processos da série “Divisão e Demarcação de Terras” – e a demanda por acesso, tanto pelo seu valor probatório na comprovação de direitos fundiários, quanto pelo seu valor informacional como fontes historiográficas.

Colocam como desafio a descrição arquivística, devido a linguagem especializada na elaboração de mapas e plantas e indicam a necessidade de uma abordagem multidisciplinar, com profissionais de diferentes áreas. E compartilham procedimentos de conservação como: uso de ficha de diagnóstico e guia fora, higienização, planificação, pequenos reparos, digitalização, acondicionamento e registro em base de dados.

Confira o artigo na íntegra pelo link: https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/article/view/138/

Editoria