Podcast #10: o “prata da casa” Élzio Silva e as cadernetas dos engenheiros do CGG/ICG
Este episódio do Podcast do Arquivo é baseado em entrevista realizada para a seção “Prata da Casa” da Revista do Arquivo. Aqui o editor executivo Flávio Ricci Arantes e a diretora responsável pelo acervo cartográfico e iconográfico Noemi Andreza da Penha (que também foi editora convidada da edição nº 15) conversam com um dos funcionários mais queridos pelos colegas e também pelos pesquisadores do Arquivo do Estado – o geógrafo e técnico gráfico Élzio José da Silva. A principal pauta gira em torno do trabalho realizado pelo Élzio junto a um dos conjuntos documentais mais fascinantes do nosso acervo: as cadernetas de campo acumuladas no fundo IGC. Esta matéria se integra à temática Documentos cartográficos, de engenharia e arquitetura: desafios do tratamento arquivístico, foco do dossiê da Revista nº 15 (2023).
A conversa começa pela trajetória profissional prévia do nosso “prata da casa” na indústria gráfica, o despertar do seu interesse pela Geografia; passa pela sua chegada ao Arquivo praticamente junto com o recolhimento de documentos acumulados pelo Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC) e pelo entendimento de que órgão foi (e ainda é) esse, quais suas funções, que documentos produziam. O episódio esquenta quando se coloca em foco o tratamento arquivístico dado às cadernetas de campo acumuladas pelo IGC, especialmente as produzidas pelos engenheiros da Comissão Geológica e Geográfica (CGG) para mapear o território paulista na virada do século XIX para o XX, nomes como Teodoro Sampaio, Alexandre Mariano Cocossi, João Washington Frederico Aguiar, Orville Derby (geólogo) entre outros. Falam ainda sobre outros documentos pertencentes ao fundo IGC, sobre outros fundos e projetos do setor Cartográfico do acervo do Arquivo do Estado, além de causos de atendimentos realizados pelo Élzio, com seu olhar atento e perfil generoso.
Ouça o episódio na íntegra abaixo ou diretamente no Spotify.
Confira outros conteúdos da seção Prata da Casa. Em breve esta entrevista estará disponível editada como matéria na seção.
