Você conhece o Plano Agache? Esse artigo analisa o precursor do formato de plano diretor no Brasil
O arquiteto/urbanista e especialista em patrimônio cultural Thiago Santos Mathias da Fonseca é autor do artigo Um projeto, várias facetas: desdobramentos do Plano Agache em peças cartográficas urbanísticas do período 1928-1930, publicado na edição n. 15 da Revista do Arquivo.
O Plano Agache do Rio de Janeiro constitui importante projeto urbano publicado em 1930 e é apontado como precursor do formato do plano diretor no Brasil. Este artigo define e justifica a escolha dos três formatos de cartografia urbanística assumidos no material: aerofotogrametria, projeto de alinhamento e volume monográfico.
Com base em documentos custodiados no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro e na Biblioteca Nacional, descreve o contexto da contratação do serviço especializado e as etapas do plano urbanístico que utilizou tecnologia pioneira no país, possibilitando maior precisão na representação cadastral do território da antiga capital federal. Analisa ainda contradições entre os princípios do plano do francês Alfred Agache e a forma como a Prefeitura implementou a proposta.
Prato cheio para quem gosta de saborear a história do urbanismo brasileiro, leia o artigo na íntegra na seção científica da Revista do Arquivo: https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/article/view/111