Lançada chamada de artigos para edição nº 16 (2024) sobre gestão e preservação digital
Chamada de Artigos - Edição nº 16, DEZEMBRO DE 2023
GESTÃO E PRESERVAÇÃO DIGITAL
Editores convidados: José Carlos Grácio e Marta Valentim, ambos da Unesp
Submissão até o dia 15 de novembro de 2023 *PRAZO PRORROGADO ATÉ 29 de fevereiro de 2024*
O impacto das transformações digitais, na esfera pessoal ou no âmbito das instituições, vem provocando a constante necessidade de atualização e reflexão sobre como produzir, fazer a gestão, tratamento, preservação, segurança, acesso e disponibilização de documentos e informações arquivísticas em ambiente digital.
Como fazer a eliminação, transferência ou recolhimento de documentos digitais? Como implantar repositórios arquivísticos digitais confiáveis? Como processar os acervos legados e como garantir a produção segura e controlada de novos conjuntos nato-digitais ou digitalizados?
De nossas escolhas presentes depende a capacidade de assegurar direitos e disponibilizar os documentos como elementos de prova e informação. Estamos diante do desafio de assegurar às futuras gerações a preservação de um inestimável patrimônio documental.
Neste sentido a atual edição de Revista do Arquivo propõe à comunidade ampliar a reflexão sobre o tema Gestão e Preservação Digital. Inúmeras perspectivas e temas transversais podem ser abordados na forma de artigos originais, relatos de experiência, ensaios e resenhas, desde a incorporação das TIC aos processos de produção, uso e armazenamento de documentos e informações, até a promoção do acesso à informação, passando pela necessidade de se institucionalizar a governança e gestão de dados públicos, garantindo a proteção de dados pessoais.
Confira abaixo os subtemas que esperamos abordar neste dossiê da Revista do Arquivo n. 16, que pretende ser um espaço de reflexões a respeito das várias questões e desafios que estão colocados aos arquivos e para os quais se esboçam respostas, impasses e soluções.
1. Desafios e perspectivas da preservação digital
As mudanças que vêm ocorrendo nos impõem novos desafios e perspectivas no que tange à preservação digital e trazem à tona a necessidade de discussão em torno desta problemática complexa. Desenvolvimento de políticas e planos de preservação digital como estratégias para dar suporte e segurança aos processos de transformação digital. Como as instituições estão se preparando para a sustentabilidade da preservação digital?
2. Formação e atuação profissional em preservação digital
Debates, reflexões e proposições sobre a incorporação da temática no currículo dos cursos de graduação e pós-graduação, para a atuação desses profissionais, de forma eficiente e de qualidade, no que tange à preservação digital.
3. Competência em preservação digital
A preservação digital envolve diversas áreas e demanda profissionais com competências específicas, que devem atuar de forma colaborativa. Nesse sentido é necessário discutir e conhecer quais são esses profissionais e suas competências.
4. Curadoria digital
Abordar aspectos relevantes da preservação e na curadoria digital no contexto contemporâneo, enfocando tanto o momento atual quanto futuro.
5. Gestão de documentos digitais
Abordar aspectos da gestão de documentos digitais ao longo do seu ciclo de vida, visando a eficiência e eficácia organizacional.
6. Repositórios digitais confiáveis: preservação, acesso e difusão
Debates, reflexões e proposições sobre o que é um repositório digital confiável, nos contextos de preservação, acesso e difusão, e os aspectos relacionados à sua administração na atualidade e no futuro. Como implementar e monitorar repositórios seguros para armazenamento e controle de documentos intermediários e permanentes.
7. Experiências práticas em gestão e preservação digital
Relatos de experiências e vivências práticas em gestão e preservação digital.
8. Políticas e planos de preservação digital
Debater sobre as políticas e planos de preservação digital de documentos de arquivo, ressaltando a importância de as instituições compreenderem todos os processos arquivísticos envolvidos, bem como o papel das pessoas, da tecnologia e da estrutura organizacional.
9. Tecnologias aplicadas à gestão e preservação digital
Discutir sobre as tecnologias atuais aplicadas à preservação digital para garantir que o documento digital não perca o seu valor (integridade, autenticidade e fidedignidade). Softwares, microsserviços e automação versus a necessidade de tratar e processar dados e informações em escala e de forma controlada. Experiências e dificuldades de integração entre as políticas arquivísticas e as TICs. Inteligência artificial (IA) aplicada ao tratamento de acervos arquivísticos: preocupações e potencialidades.
10. Padrões aplicados à preservação digital
Abordar os padrões aplicados à preservação digital evidenciando os aspectos relevantes para atender as demandas oriundas dos repositórios institucionais no que tange aos documentos digitais de arquivo.
11. Descrição de documentos digitais para preservação, acesso e difusão
Abordar os requisitos arquivísticos para descrição, acesso, difusão e preservação de documentos digitais, como o uso de metadados estruturados. Plataformas de difusão e impactos no registro das informações de descrição.
12. Modelos de preservação digital
Abordar as inovações oriundas dos modelos recomendados e utilizados para a preservação digital, destacando suas características de preservação para repositórios arquivísticos digitais confiáveis.
13. Consórcios e trabalhos colaborativos de preservação digital
Abordar a importância dos consórcios, redes de colaboração e/ou cooperação de preservação digital, destacando a evolução do estado da arte e a consolidação das boas práticas.
14. Auditoria e certificação no âmbito da preservação digital
Discutir a importância do processo de auditoria e certificação referentes a todos os ambientes envolvidos. Modelos e requisitos de auditoria e certificação de preservação digital. Como escolher, desenvolver ou auditar sistemas (GEDs e SIGADs).
15. Ética no contexto da preservação digital
Debate sobre a importância da proteção dos direitos à privacidade e inviolabilidade dos dados dos usuários, enfocando os aspectos éticos no que tange à aplicação e uso das novas tecnologias de informação e comunicação.
16. Questões legais no contexto da preservação digital de documentos de arquivo
Abordar aspectos legais relevantes referentes à preservação digital de documentos de arquivo, como tabelas de temporalidade, planos de classificação, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) (Lei 13.709 de 14 de agosto de 2019), entre outras.
17. Preservação de diferentes tipologias de documentos: páginas web; e-mail; audiovisuais; dados; fotografias/imagens
Discutir sobre a preservação de diferentes tipos de documentos, os processos inerentes ao tipo documental, desafios e perspectivas futuras.
As submissões devem ser realizadas nesta plataforma OJS pelo link que consta no início da página de submissões. Não serão aceitas submissões enviadas por e-mail.