Lançada chamada de artigos para edição n. 17 (2025) sobre SAESP e sistemas de arquivos
Chamada de Artigos - Edição nº 17 (2025)
40 ANOS DO SAESP E OS DESAFIOS DOS SISTEMAS DE ARQUIVOS NO BRASIL
Editoras convidadas: Ieda Pimenta Bernardes, diretora do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (SAESP), do Arquivo Público do Estado de São Paulo, e Marcia Pazin, professora associada do Departamento de Ciência da Informação, da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp-Marília
Submissões até 15 de janeiro de 2025
É com grande satisfação que informamos que está aberta a chamada pública para a submissão de artigos para a edição n.17 da Revista do Arquivo intitulada “40 anos do SAESP e os desafios dos sistemas de arquivos no Brasil”. O Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (SAESP) completa neste mês de outubro quarenta anos e foi instituído por meio do Decreto n. 22.789, de 19 de outubro de 1984 pelo então governador André Franco Montoro. O objetivo foi assegurar a preservação de documentos arquivísticos dos órgãos públicos do Estado de São Paulo, bem como a sua organização considerando as especificidades dos órgãos produtores, de maneira a garantir as condições de acesso à informação e os direitos do cidadão.
Nesta edição comemorativa busca-se estimular os debates sobre os sistemas de arquivos em diferentes ambientes institucionais (universidades, organizações e instituições públicas e privadas, estados e municípios), assim como as experiências práticas de implementação tendo em vista as lacunas no campo da Arquivologia . Além de análises sobre os conceitos e categorias que envolvem a produção e organização do saber arquivístico em suas múltiplas dimensões tanto teórica como prática, colocando em evidência os desafios envolvidos na gestão documental.
A edição será composta de dois eixos temáticos. No primeiro eixo é proposto um debate teórico-metodológico sobre os sistemas de arquivos e os desafios da gestão documental no país. Nele estendemos a chamada para as análises referentes aos sistemas estruturadores e estruturantes na administração pública, no sentido de pensar o papel dos arquivos públicos como órgãos centrais e normativos. O eixo temático será composto ainda de artigos de autores convidados que se propuserem a analisar aspectos do processo de implementação e desenvolvimento do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (SAESP). No marco do seu quadragésimo aniversário o intuito é propor uma análise crítica dos principais desafios enfrentados pelo SAESP ao longo da sua trajetória até a atualidade, bem como as estratégias utilizadas para contornar obstáculos.
O segundo eixo temático concentra-se nas experiências práticas de implementação dos sistemas de arquivos e políticas arquivísticas em seus respectivos contextos específicos. Dessa forma, busca-se informar aspectos sobre como estas experiências se manifestaram na prática, pensando os principais desafios e possibilidades futuras na gestão documental.
Para tanto, sugere-se que as propostas de submissão abordem de alguma maneira algum dos temas listados a seguir:
- Gestão documental
- Políticas públicas arquivísticas
- Sistemas de arquivos
- Eliminação segura de documentos: administração pública eficiente
- Sistemas estruturadores e estruturantes da administração pública (parâmetros de funcionamento e avaliação)
- Sistemas e redes de arquivos (opostos ou complementares)
- SIGAD e outros sistemas informatizados de gestão documental
- Sistemas de arquivo em instituições diversas
- Desafios na implementação das políticas arquivísticas
- Recolhimentos e transferências de documentos (resultados de um sistema ativo)
- Políticas públicas para arquivos estaduais e municipais
- Experiências na implementação dos sistemas de arquivos (no Brasil e no mundo)
- Produção documental digital e preservação dos originais
- Pensando o plano de classificação e a tabela de temporalidade
- Gestão documental nos currículos de cursos de nível superior
- Sistemas de arquivos nos currículos de graduação em Arquivologia
- O papel das comissões (permanentes) de avaliação de documentos nos órgãos setoriais/seccionais
- Formação/atualização sobre gestão documental no serviço público
- Jurisdição e o lugar do arquivo na administração pública.
Os textos devem ser submetidos até o dia 15 de janeiro de 2025 no site da Revista do Arquivo: https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/about/submissions. As normas para a submissão podem ser consultadas no mesmo endereço eletrônico. Cabe salientar que a Revista do Arquivo recebe artigos, relatos de experiência, entrevistas, ensaios, notas de pesquisa e resenhas para composição deste dossiê temático no prazo indicado, mas que está em fluxo contínuo para recepção, a qualquer momento, de trabalhos com tema livre, dentro do escopo da Revista, para enquadramento nessas mesmas seções.