Lançada chamada de artigos para edição nº 5 (2017) sobre arquivos e direitos humanos
“Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante”.
(Artigo 5, DUDH).
A Revista do Arquivo nº 5, que será lançada em setembro de 2017, terá como tema central a luta por direitos humanos relacionada aos arquivos.
Direitos humanos não é um conceito de consenso e representa uma bandeira que abrange um arco de discursos e práticas contraditórios. Por outro lado, os arquivos, sempre negligenciados, são indispensáveis na garantia de direitos. Segundo uma voz com autoridade na área, 90% de todo e cada um dos direitos proclamados na Declaração requerem a existência dos arquivos públicos. O autor não se refere a “arquivos de direitos humanos”, mas aos “arquivos em geral”, os arquivos “supostamente inocentes”: os hospitalares, de registro civil, de registros de propriedade, de serviços de transporte etc.[1]
Ainda que não isenta de controvérsias, a editoria da Revista propõe as balizas definidas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela resolução 217 da Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.
Dito isto, resta-nos definir que, dentro desse espectro, daremos preferência (não exclusividade) aos trabalhos escritos no âmbito dessa ampla temática que faça relações com documentos e arquivos em sentido amplo.
Essas são sugestões para instigar a escrita de artigos para a seção Dossiê Temático desta edição da Revista do Arquivo Público do Estado de São Paulo.
Pedimos que os trabalhos sejam enviados até dia 24 de julho de 2017 para o e-mail revistadoarquivo@arquivoestado.sp.gov.br, observando-se as normas estabelecidas para esta publicação disponibilizadas no link: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/revista_do_arquivo/normas_para_publicacao.php
CHAMADA PARA SEÇÃO VITRINE
Convidamos os leitores a contribuírem com crônicas, relatos de experiências, dos mais diversos tipos, para compor a seção Vitrine da revista. Os selecionados pela equipe editorial serão publicados na seção Vitrine da revista. Não é necessária a vinculação do conteúdo com o tema da revista. Os textos não deverão ultrapassar o limite de 1.000 caracteres.
Notas
[1] Entrevista com Antonio González Quintana na Revista Acervo, Rio de Janeiro, v. 24, nº, p.7-22, jan/jun 2011.