Governança arquivística
Um território a ser explorado
Resumo
Em seu ensaio introdutório para esta edição, o professor José Maria Jardim parece corroborar com essa lacuna quando aponta que governança arquivística não é um tema contemplado frequentemente na literatura da área (...) Predominam as abordagens sobre a gestão de documentos como instrumento de apoio à governança.
Referências
BRASIL. Tribunal de Contas da União. Referencial básico de governança aplicável a órgãos e entidades da administração pública. Brasília: TCU, Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, 2014.GONÇALVES, Arlindo. O conceito de governança. Disponível em; <http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/o-conceito-de-governança>. Acesso em: 12.08.2017
JARDIM, José Maria. Em torno de uma política nacional de arquivos: os arquivos estaduais brasileiros na ordem democrática (1988-2011). In: MARIZ, Anna Carla Almeida;
JARDIM, José Maria; SILVA, Sérgio Conde de Albite (org.). Novas dimensões da pesquisa e do ensino da arquivologia no Brasil. Rio de Janeiro: Móbile; Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro, 2012.
ROUSSEAU, Jean-Yves; COUTURE, Carol. Fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Dom Quixote, 1998
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista do Arquivo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os autores são os detentores dos direitos autorais dos manuscritos submetidos, sendo autorizado à Revista do Arquivo a publicação do referido texto. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.