Gestão de marketing em arquivos
estudo de caso do Centro de Documentação e Arquivo da Câmara de Vereadores de Piracicaba (SP)
Palavras-chave:
gestão de marketing, marketing em arquivos, gestão da informaçãoResumo
O marketing, embora esteja ligado ao campo da Ciência Administrativa, também pode e deve ser aplicado na área da Ciência da Informação. Assim, este trabalho tem por objetivo discutir a incorporação do marketing na gestão de unidades de informação como estratégia para a difusão do acervo e dos serviços prestados pelo Centro de Documentação e Arquivo da Câmara de Vereadores de Piracicaba (SP). Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico. Os resultados demonstram que através da gestão de marketing, com suas diferentes ferramentas e técnicas, o Centro de Documentação e Arquivo pôde identificar sua missão, o público que atende e o seu comportamento de busca de informação. As ações de comunicação de marketing direcionaram esforços para aprimorar a relação com o público, para atrair e fidelizar usuários e para o posicionamento da imagem institucional.
Referências
ALVES, Cláudio Augusto; DUARTE, Emeide Nobrega. A relação entre a Ciência da Informação e a Ciência da Administração. Transinformação, v. 27, n. 1, 2015.
AMARAL, Sueli Angélica. Marketing da informação: entre a promoção e a comunicação integrada de marketing. Informação & Sociedade: Estudos, v. 18, n. 1, 2008.
AMARAL, Sueli Angélica. Marketing da informação na Internet; ações de promoção. Com a colaboração de Simone Pinheiro Santos e Wagner Junqueira Araújo. Campo Grande: Editora da UNIDERP, 2004.
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.
BIZ, Alexandre Augusto et al. Análise do conteúdo veiculado pelas secretarias de turismo das cidades e estados-sedes da copa do mundo 2014 em suas páginas do facebook. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, v. 14, n. 2, p. 543-559, 2016.
BONGAGNA, M. Os Mandamentos do Marketing Político e os Resultados do Marketing Eleitoral. In: Valéria Rueda Elias Spers. (Org.). Conversando sobre Marketing. 1ª.ed.Itu, SP: Ottoni Editora, 2005, v. 2, p. 125-142.
BRAGANÇA, Fábio Ferreira Coelho. Política de difusão educativa e cultural do Arquivo da Câmara de Vereadores de Piracicaba. Informação Arquivística, v. 3, n. 2, 2015.
CALDAS, Rosangela Formentini. Bibliotecas, arquivos e museus como centros de referência na dimensão cultural das comunidades. Informação & Sociedade: Estudos 21.3, 2011.
GARCÍA BELSUNCE, Cesar A. El uso práctico de los archivos. Congresso Internacional de Arquivos, 9. Londres, 1980.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIULIANI, A. C. Marketing em um ambiente globalizado. São Paulo: Cobra Editora e Marketing, 2003.
GONZÁLEZ-FERNÁNDEZ-VILLAVICENCIO, Nieves. Qué entendemos por usuario como centro Del servicio. Estrategia y táctica en marketing. El profesional de la información, v. 24, n. 1, p. 5-13, 2015.
HAYES, R. M.; WALTER, V. A. Strategic Management for Public Libraries: A Handbook. Westport, CT: Greenwood Press, 1996.
KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006
KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
KOTLER, P. Marketing: edição compacta. Tradução de Marketing management: analysis, planning, and control. São Paulo: Atlas, 1980.
KOTLER, P. Marketing para organizações que não visam o lucro. Tradução de Marketing for non profi organizations. São Paulo: Atlas, 1978.
LAS CASAS, A. L. Marketing: conceitos, exercícios, casos. São Paulo: Atlas, 1997.
LE COADIC, Yves. Usages etusagers de l’information. Paris: ADBS, 1997.
McCARTHY, J. Basic Marketing: a managerial approach. Homewood IL: Irwin, 1960.
NETO, Belmiro Ribeiro da Silva. Comunicação corporativa e reputação: construção e defesa da imagem favorável. São Paulo: Saraiva, 2010.
OLIVEIRA, Daniela Assis de. Utilização de um plano estratégico de marketing como instrumento decisório na gestão da biblioteca do SENAC de Florianópolis. Revista ABC: Biblioteconomia em Santa Catarina, 13 (1), 174- 188, 2014.
PAUL, P. J., James, H. & Donnelly, J. Marketing Management Knowledge and Skills (10th edition). New York, McGraw Hill, 2011.
PEREZ, Carlos Blaya. Marketing Aplicado aos Arquivos. Material Didático do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Arquivos a Distância. Santa Maria: UFSM/UAB, 2009.
RABAÇA, C. A. Marketing: segredos e estratégias. São Paulo: Saraiva, 1996.
RICHERS, R. O que é marketing. São Paulo: Brasiliense, 1986.
ROCHA, Ednéia Silva Santos, SILVA, Márcia Regina da, MAIA, Margareth Barros. Estratégia de marketing em unidades de informação: o uso de ferramentas da web 2.0. Revista ACB, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 349-364, jul./dez. 2012.
SANZ CASADO, Elías. Manual de estudios de usuarios. Fundación Germán Sánchez Ruipérez; Madrid: Pirámide, 1994. p. 31-38.
SCHJOEDT, Leon; MICHALSKI, Renae. Defining Entrepreneurial marketing Through a Review of Current Literature. In: United States Association for Small Business and Entrepreneurship. Conference Proceedings. United States Association for Small Business and Entrepreneurship, 2016.
SHETH, J. Marketing Theory: evolution and evaluation. New York: John Wiley & Sons, 1998.
SIQUEIRA, Jéssica Câmara. Glossário De Ciência Da Informação E Comunicação. São Paulo: AgBook, 2013.
SINGH, Sandeep. Integrated Marketing Communications Effect on Market Performance of Select on FMCG Companies in India. Management Insight, v. 10, n. 1, 2014.
SOUZA, T. Uma estratégia de marketing para cooperativas de artesanato: o caso do Rio Grande do Norte. Revista de Administração de Empresas, v. 33, n.1, p.30-38, 1993.
TARRAUBELLA I MIRABET, Xavier. Elsarxius i els seus usuaris. IN: Lligall: revista catalana d'Arxivística, Nº 12, 1998, págs. 190-204.
TESSITORE, Viviane. Como implantar centros de documentação. São Paulo: Arquivo do Estado de São Paulo, Imprensa Oficial, 2003.
UR REHMAN, Sajjad; MAJID, Shaheen; BAKER, Ahamd Bakeri Abu. Competency definition and validation for library and information professionals in Malaysia. Journal of Education for Library and Information Science, p. 100-117, 1998.
WATERSCHOOT, W. V. The 4P classification of the marketing mix revisited. Journal of Marketing, v. 56, oct. P. 83, 1992.
ZORRINHO, Carlos. Gestão da Informação: Condição para Vencer. Portugal: Instituto Apoio Pequenas Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI), 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores são os detentores dos direitos autorais dos manuscritos submetidos, sendo autorizado à Revista do Arquivo a publicação do referido texto. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.