Aprofundando as raízes da preservação digital
Entrevista com Miguel Ángel Márdero Arellano
Palavras-chave:
preservação digital, política de preservação digital, Rede CarinianaResumo
Os editores da Revista do Arquivo, Flávio Arantes (executivo) e José Carlos Grácio (convidado do n. 16), e a diretora de acervo do Arquivo, Camila Brandi, entrevistam o pesquisador mexicano radicado no Brasil há cerca de 30 anos, Miguel Arellano. A conversa passa por suas 3 décadas de investigações sobre preservação digital, sua atuação à frente da Rede Cariniana (Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital), a relação de arquivistas com tecnologia e profissionais de TI, a formação de novos quadros capacitados para trabalhar organicamente com preservação digital, o protagonismo do poder Judiciário na temática, modelo OAIS, automação, Archivematica, checksum, Hipátia e Barrapres, entre outros temas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Miguel Ángel Márdero Arellano, Flávio Ricci Arantes, José Carlos Abbud Grácio, Camila Brandi de Souza Bentes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os autores são os detentores dos direitos autorais dos manuscritos submetidos, sendo autorizado à Revista do Arquivo a publicação do referido texto. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.