Archivoz: a revista que dá voz aos profissionais de arquivos e gestão documental de todo o mundo
Nome do produto/serviço
Revista Archivoz (pronuncia-se “Artchivôz”, em espanhol)
Organização mantenedora
Sociedad Española de Documentación e Información Científica (SEDIC)
Responsáveis
Víctor Villapalos (fundador e diretor geral), Noemi Ortega e Silvia García (diretoras), Alexandra Saraiva/Brasil-Portugal, Inmaculada López/Espanha, M. Saribel Cortés/América Latina, Marta Monforte/China e Vance Woods/EUA-Reino Unido (editores), Carmen Ruiz (eventos), Begoña Ibáñez (tradução), Alfonso López (audiovisual) e Carmen Morales (redes sociais)
Definição
Archivoz é uma revista digital gratuita on-line, com alcance internacional, estilo magazine, sobre arquivística e gestão documental. Surgiu em junho de 2017 como um projeto colaborativo e voluntário de edição de conteúdos realizados por um grupo de profissionais de todo o mundo, a partir da iniciativa da principal associação espanhola de profissionais da ciência da informação. Seu site tem seções específicas para entrevistas, depoimentos, jóias documentais (registros históricos) e calendário de eventos no mundo inteiro. O conteúdo on-line pode ser acessado em cinco idiomas: espanhol, português, italiano, inglês e catalão, com produções originais e algumas traduzidas. As equipes editoriais, formadas por voluntários, são regionalizadas em: África e Oriente Médio (em inglês), América espanhola, Brasil e Portugal, China (inglês), Espanha, Europa, EUA e Reuno Unido.
Objetivo
Dar voz aos profisionais de arquivos e da gestão documental, sendo um meio de difusão sobre esta área de conhecimento ao compartilhar noticias, novidades, experiências e boas práticas para os leitores interessados na temática.
Público
Profisionais e estudantes da área de arquivos e ciência da informação, além de cidadãos interessados na temática
Custo
Gratuito
Por que ficar de olho?
Para se manter atualizado sobre o que acontece de melhor com arquivos ao redor do mundo de forma leve e direta. Archivoz é uma plataforma de acesso livre que permite a seus usuários conhecer a realidade dos arquivos nos mais varidos cantos do planeta, sem precisar se deslocar para congressos internacionais nem se dedicar à leitura densa de revistas científicas. Seus colaboradores voluntários publicam, em cinco idiomas, conteúdos relativamente curtos (cerca de 10 a 15 minutos de leitura, em média) e da fácil interpretação. A editoria em língua portuguesa é a segunda maior em número de publicações, ficando atrás apenas dos textos em espanhol, no entanto é possível ler (em inglês) sobre arquivos até mesmo na China e no Oriente Médio. Além de Artigos e Entrevistas, a seção Jóias Documentárias coloca em foco registros com especial valor histórico. Outro destaque é a seção Calendário, que apresenta eventos de área de arquivos e ciência da informação que ocorrem em qualquer parte do planeta, muitos deles on-line e gratuitos, chagando a mais de dez por dia. É possível cadastrar seu e-mail e receber newsletters com os itens publicados imediatamente, diariamente ou semanalmente. Os seguidores da Archivoz nas redes sociais Facebook, Instagram e X (antigo Twitter) também recebem as novidades em seu feeds.