Don’t LAI to me: a newsletter da Fiquem Sabendo que compartilha dados e documentos públicos

Don’t LAI to me: a newsletter da Fiquem Sabendo que compartilha dados e documentos públicos

Nome do Produto/Serviço
Don’t LAI to me

Organização mantenedora
Fiquem Sabendo, agência de dados independente especializada no uso da Lei de Acesso à Informação (LAI), que tem como missão ser uma ponte entre quem precisa da informação e as ferramentas para obtê-la.

Responsáveis
Coordenação: Léo Arcoverde, Maria Vitória Ramos, Luiz Fernando Toledo e Matheus Moreira (fundadores).
Equipe: Olavo Machado, Taís Seibt (jornalistas), Vitor Baptista (TI), Luiz Soares, Beatriz Cintra (estagiários), Luciano Pádua e Beatriz Farrugia (voluntários).

Definição
Newsletter (boletim de notícias) enviada quinzenalmente pela agência Fiquem Sabendo a seus assinantes. As pautas mais comuns orbitam nas áreas de segurança, saúde, educação, moradia e meio ambiente, bastante focadas em gasto público ou na desclassificação do sigilo de relatórios e outros documentos gerados pela administração pública. Além de dados e documentos inéditos, a newsletter também oferece tutoriais, entrevistas, bastidores, notícias e reportagens sobre e usando a LAI.

Objetivo
Divulgar bases de dados inéditas, notícias, dicas e reportagens produzidas sobre ou baseadas em dados obtidos via LAI, criando uma rede para fomentar a transparência pública e o controle social.

Público
Jornalistas, pesquisadores e cidadãos interessados em dados e informações da administração pública.

Custo
Gratuito. O conteúdo é compartilhado utilizando a licença “Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)”, que permite a republicação/adaptação, inclusive para fins comerciais, desde que a “Fiquem Sabendo” seja creditada como fonte e marcada nas redes sociais.

Por que ficar de olho?
Fonte de inúmeras possibilidades de pautas para reportagens ou de objetos de estudo para pesquisas, a newsletter “Don’t LAI to me” oferece quinzenalmente acesso a bases de dados, informações e documentos obtidos por meio de pedidos de acesso a informação junto a órgãos e entidades do poder público, especialmente na esfera federal, via Lei de Acesso a Informação (LAI). A iniciativa já recebeu o Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (primeiro lugar na categoria Dados Abertos) e o Prêmio Jornalismo-Mosca do Livre.Jor (segundo lugar). Lançada em janeiro de 2019, a newsletter tem cerca de 100 edições que já trouxeram à tona materiais de farto interesse público mas que não eram oferecidos de forma voluntária pelos governos, dentre os mais de 600 levantamentos de dados e informações promovidos pela Fiquem Sabendo. Alguns destaques:

  • milhares de notas ficais de gastos com cartão corporativo da presidência desde 2013;
  • tutorial sobre como recorrer das principais negativas de acesso à informação;
  • mais de 700 relatórios de autuação por trabalho escravo;
  • registros de visitas em 20 órgãos federais de 2019 a 2022;
  • estatísticas de magreza e obesidade infantil por região, estado e município;
  • tutorial sobre como fazer um pedido de informação ao governo dos EUA;
  • todos os casos de multas ambientais prescritas de 2000 a 2022;
  • todos os furtos na cidade de São Paulo, de 2016 a 2021, com descrição dos objetos furtados e local do crime;

Link
https://fiquemsabendo.substack.com/

Editoria