Pauliceia 2.0: mapeamento colaborativo da história de São Paulo (1870 a 1940)

Pauliceia 2.0: mapeamento colaborativo da história de São Paulo (1870 a 1940)

Nome do produto/serviço
Pauliceia 2.0

Organizações mantenedoras
Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp) – Grupo Hímaco (Imagens, Mapas e Computadores), Arquivo Público do Estado de São Paulo (Apesp), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Emory University, com financiamento Fapesp.

Responsáveis
Luís Ferla/Unifesp e Karla Fook/ITA (coordenadores), Andrew Britt, Ana Maria Barbour, Carlos Noronha, Cristiane Myiasaka, Denis de Lima, Ester Nunes, Gabriel Reis, Gilberto de Queiroz, Karine Ferreira, Monaliza Caetano, Orlando Farias, Raphael Silva, Thomas Rogers e Wania Mazzarello

Definição
A Pauliceia 2.0 é uma plataforma digital colaborativa online que permite o geolocalização de eventos e lugares que pontuam a história da cidade de São Paulo no período de 1870 a 1940, por meio da associação de dados, textos e imagens selecionados por qualquer cidadão/pesquisador a pontos específicos de mapas da cidade previamente carregados em um sistema de informações geográficas (SIG).

Objetivo
Fazer o mapeamento colaborativo da história de São Paulo no período de 1870 a 1940.

Público
Pesquisadores e estudiosos da cidade de São Paulo

Custo
Gratuito

Por que ficar de olho?
Louvável iniciativa de ciência aberta, Pauliceia 2.0 é uma ferramenta gratuita para pesquisadores e estudiosos da cidade alimentarem seus dados de pesquisa, desde que sejam espacialmente localizáveis. Dessa forma, uma base cartográfica histórica da cidade é enriquecida a cada alimentação, tornando esses dados disponíveis a todos. Por outro lado, o usuário que colaborar poderá ter também um mapa ou uma visualização de sua própria pesquisa. Uma funcionalidade interessante é fazer a linha do tempo correr e observar a evolução dos registros em determinada área da cidade com o passar dos anos. Outra possibilidade é fazer cruzamentos de duas (ou mais) camadas para investigar, por exemplo, a relação entre a região atingida pela enchente de 1929 e as indústrias instaladas no bairro do Bom Retiro. Como a plataforma atual hospedada nos servidores web do Inpe ainda é considerada em fase beta, podemos esperar melhorias nas próximas versões.

Link
http://www.pauliceia.dpi.inpe.br/

Confira abaixo alguns exemplos de possibilidades da plataforma:

Assista o vídeo do evento de lançamento do Pauliceia 2.0, transmitido em abril de 2017:

Editoria