Prorrogado até 29/2 prazo de submissão de artigos e relatos para edição nº 16

2023-11-14

A Revista do Arquivo propõe à comunidade ampliar a reflexão sobre o tema da gestão e preservação digital. Inúmeras perspectivas e temas transversais podem ser abordados na forma de artigos originais, relatos de experiência, ensaios e resenhas, desde a incorporação das TIC aos processos de produção, uso e armazenamento de documentos e informações, até a promoção do acesso à informação, passando pela necessidade de se institucionalizar a governança e gestão de dados públicos, garantindo a proteção de dados pessoais.

Este dossiê temático terá como editores convidados os professores Marta Lígia Pomim Valentim e José Carlos Abbud Grácio, ambos da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Marília. O prazo de submissão foi prorrogado até 29 de fevereiro de 2024.

São 17 subtemas abordados nesta chamada:

  1. Desafios e perspectivas da preservação digital
  2. Formação e atuação profissional em preservação digital
  3. Competência em preservação digital
  4. Curadoria digital
  5. Gestão de documentos digitais
  6. Repositórios digitais confiáveis: preservação, acesso e difusão
  7. Experiências práticas em gestão e preservação digital
  8. Políticas e planos de preservação digital
  9. Tecnologias aplicadas à gestão e preservação digital
  10. Padrões aplicados à preservação digital
  11. Descrição de documentos digitais para preservação, acesso e difusão
  12. Modelos de preservação digital
  13. Consórcios e trabalhos colaborativos de preservação digital
  14. Auditoria e certificação no âmbito da preservação digital
  15. Ética no contexto da preservação digital
  16. Questões legais no contexto da preservação digital de documentos de arquivo
  17. Preservação de diferentes tipologias de documentos: páginas web; e-mail; audiovisuais; dados; fotografias/imagens

Confira a íntegra da chamada de artigos na seção científica da Revista:
https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/announcement/view/3

As submissões devem ser realizadas nesta plataforma OJS pelo link que consta no início da página de submissões. Não serão aceitas submissões enviadas por e-mail.