Montando as peças de um quebra-cabeças
Dispersão de documentos visuais e informações em arquivos
Palavras-chave:
Arquivos, Preservação de Documentos de Arquivo, Dissociação de Documentos Iconográficos, Princípios de Proveniência e Organicidade de Documentos de ArquivoResumo
Este texto aborda questão relacionada a preservação e gerenciamento de registros de arquivos através de evidências de mapas e aquarelas desmembrados de seus objetos escritos no processo de arquivamento. Aponta ainda o quanto tal procedimento dificulta a pesquisa em áreas como história, geografia e comunicação visual. Para alcançar esta verificação e conclusão foram aplicados conceitos e procedimentos da cultura visual crítica na leitura de correspondências oficiais, e identificação e localização dos objetos visuais mencionados. Reflexões neste sentido são importantes porque o arquivista, mais do que preservar, gerenciar e estabelecer políticas registros de arquivos tem parcela de responsabilidade sobre o desenvolvimento das pesquisas que recorrem aos seus acervos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores são os detentores dos direitos autorais dos manuscritos submetidos, sendo autorizado à Revista do Arquivo a publicação do referido texto. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.