Documentos cartográficos em processos de divisão e demarcação de terras do século XIX e XX

Fundo Fórum Benjamin Colucci/Arquivo Central – UFJF

Autores

Palavras-chave:

documentos cartográficos, demarcação de terras, Fórum Benjamin Colucci, Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

Algumas tipologias processuais se constroem de forma complexa, com uma grande variedade de tipologias documentais em sua composição. Nessa fase de produção, outros gêneros documentais, para além do textual, podem ser observados, como é o caso de documentos do gênero iconográfico (desenhos, fotografias, mapas). O presente artigo lança luz ao tratamento que vem sendo dado aos documentos cartográficos presentes em processos de divisão e demarcação de terras, no recorte temporal da segunda metade do século XIX e da primeira do XX, do fundo Fórum Benjamin Colucci, sob custódia do Arquivo Central da Universidade Federal de Juiz de Fora. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e exploratória, que, a partir de exemplos de documentos cartográficos de nosso acervo, lança luz aos tratamentos arquivístico e de conservação que vêm sendo adotados. Como resultado, buscamos apresentar um caminho para o tratamento documental de documentos cartográficos. Para tanto, aborda-se o conceito de documento cartográfico; a natureza do conjunto documental, em especial a série documental em análise; as especificidades dos documentos cartográficos encontrados; e os procedimentos arquivísticos e de conservação que vêm sendo adotados no tratamento técnico dos processos fundiários.

Biografia do Autor

Andréia de Freitas Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Restauradora do Arquivo Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutora em História da Arte pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Luiz Henrique Souza de Giacomo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Arquivista da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP)

Referências

BELLOTTO, H.. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

_____. Arquivo e sociedade: políticas e ações voltadas para a educação. In: Arquivo: estudos e reflexões. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2014. p.132-143.

_____. O papel instrumental dos arquivos. In: Arquivo: estudos e reflexões. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2014. p.179-185.

BELLOTTO, H.; CAMARGO, A. M.. Dicionário de Terminologia Arquivística. 3ª ed. São Paulo: Associação de Arquivistas de São Paulo, 2012.

BERNARDES, I. P.. Gestão documental e direito de acesso: interfaces. Acervo, Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, p. 164-179, jul./dez. 2015.

BRITISH MUSEUM. Tablet ‘The map of the world’. Disponível em: https://www.britishmuseum.org/collection/object/W_1882-0714-509. Acesso em: 19 abr 2023.

BROTTON, J. Uma história do mundo em doze mapas. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

CARVALHO, A. P. C. de. Preservação de plantas arquitetônicas: identificação e conservação de cianótipos. 2011. 165p. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Museu de Astronomia e Ciências Afins, Rio de Janeiro, 2011.

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. Resolução nº 41, de 09 de dezembro de 2014. Dispõe sobre a inserção dos documentos audiovisuais, iconográficos, sonoros e musicais em programas de gestão de documentos arquivísticos dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos - SINAR, visando a sua preservação e acesso. Disponível em: https://www.gov.br/conarq/pt-br/legislacao-arquivistica/resolucoes--do-conarq/resolucao-no-41-de-9-de-dezembro-de-2014. Acesso em: 21 abr. 2023.

DUARTE, P. A. Cartografia básica. Florianópolis: UFSC, 2002.

FERREIRA, M. C. B.F. Orientações técnicas: Manual de tratamento de documentos de arquitetura. Rio Claro: Arquivo Público do Município Rio Claro, 2021.

GIACOMO, L. H. S.; RODRIGUES, A. F. Acesso remoto e o tratamento documental: os sites de instituições arquivísticas e a disponibilização online de seus conjuntos documentais.ÁGORA: Arquivologia Em Debate, Florianópolis, v. 33, n. 66, p.1–25, jan-jun. 2023. Disponível em: https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1125. Acesso em: 15 abr. 2023.

MARIZ, A. C.; VIEIRA, T. Classificações dos arquivos e dos documentos de arquivo. In: MARIZ, A. C.; RANGEL, T. (orgs.). Arquivologia: temas centrais em uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2020. p. 9-25.

OLIVEIRA, C. de. Dicionário Cartográfico. 3ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1987.

RABELO, M. P. O contexto arquivístico dos documentos cartográficos e suas relações de origem nas diferentes áreas do conhecimento. In: CONGRESSO NACIONAL DE ARQUIVOLOGIA - CNA, 8, 2018, João Pessoa. Anais eletrônicos... Revista Analisando em Ciência da Informação - RACIn, João Pessoa, v. 6, n. especial, p. 66-83, out. 2018. Disponível em: http://arquivologiauepb.com.br/racin/edicoes/v6_nesp/racin_v6_nesp_TA_GT02_0066-0083.pdf. Acesso em 19 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-09

Como Citar

Rodrigues, A. F., & Giacomo, L. H. S. (2023). Documentos cartográficos em processos de divisão e demarcação de terras do século XIX e XX: Fundo Fórum Benjamin Colucci/Arquivo Central – UFJF . Revista Do Arquivo, (15), 1–19. Recuperado de https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/article/view/138

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.