Diplomática de documentos nato digitais

A consideração da forma documental no ambiente digital

Autores

Palavras-chave:

metadados, gestão documental, diplomática, forense digital

Resumo

Propósito - Este artigo objetiva explorar um novo modelo de “documento de arquivo” analisando seus atributos a partir de uma análise técnica de documentos de arquivos no formato digital. O estudo compara as caraterísticas centrais necessárias para nomear um objeto digital como “documento de arquivo” em relação com a diplomática, ou de “prova” quanto à análise forense digital. Este estudo divide os documentos digitais em três camadas de abstração, a saber: conceitual, lógica e física. Nossa proposta é aplicar a diplomática de documentos de arquivo digitais, para identificar os principais elementos em cada um desses níveis de abstração.
Desenho/metodologia/abordagem - A diplomática digital é resultado do projeto da Pesquisa Internacional sobre Documentos de Arquivo Autênticos e Permanentes em Sistemas Eletrônicos (InterPARES), a qual fornece para os arquivistas uma metodologia que analisa a identidade e a integridade dos documentos de arquivos digitais em sistemas eletrônicos, como também avalia sua autenticidade (Duranti e Preston, 2008; Duranti, 2005) e rastreia sua proveniência.
Descobertas - Os documentos de arquivo digitais estão estruturados em: dados (conteúdo) gerados pelo usuário, metadados gerados pelo sistema que identificam a fonte e a localização, metadados gerados por aplicativos que gerenciam a aparência e o desempenho do documento de arquivo (como, por exemplo, o formato de arquivo nato digital), metadados gerados por aplicativos que descrevem os dados (como por exemplo os metadados do sistema operacional utilizado pelo arquivo), e metadados que descrevem os dados gerados pelo usuário. A diplomática digital, baseada nos princípios da diplomática tradicional, pode subsidiar na identificação de documentos de arquivos digitais por meio de seus metadados e determinar quais deles são necessários para serem capturados, gerenciados e preservados.
Originalidade/valor - O valor e a originalidade deste artigo estão na aplicação dos princípios diplomáticos para uma visão técnica desconstruída dos documentos de arquivo digitais, por meio dos metadados funcionais que avaliem a identidade e autenticidade desses documentos arquivísticos digitais.

O artigo ”Diplomatics of born digital documents – considering documentary form in a digital environment”, de autoria de Corinne Rogers, foi originalmente publicado em 2015 no Records Management Journal, Vol. 25 Iss 1, nas páginas 6 a 20, pelo International Research on Permanent Authentic Records in Electronic Systems (InterPARES). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1108/RMJ-03-2014-0021. Acessado em 31 de março de 2023. Teve tradução de Juan Bernardo Montoya Mogollón com revisão de Márcia Beatriz Carneiro Aragão.

Biografia do Autor

Corinne Rogers, University of British Columbia (Canadá)

Coordenadora de projetos da parceria internacional de pesquisa InterPARES Trust (2013-2019) e professora adjunta na iSchool da University of British Columbia, Vancouver, Canadá. Atualmente leciona diplomacia digital/registros digitais forense e preservação digital . Os interesses de pesquisa de Corinne incluem ética da informação e questões de identidade online e autenticidade no ambiente digital.

Juan Bernardo Montoya Mogollón, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

TRADUTOR deste artigo. Doutor (2021) e Mestre (2017) em Ciência da Informação pelo PPGCI/UNESP/Marília. Estudante do curso de Arquivologia pela UNESP/Marília (2021). Historiador (2010) da Universidad del Valle, Cali-Colômbia. Fui bolsista CAPES no Mestrado e bolsista FAPESP no Doutorado. Pesquisador nos seguintes grupos de pesquisa: "Acervos: Dimensões do documento, da memória e do patrimônio", da UNESP de Marília. "Gênese Documental Arquivística" da Universidade Federal Fluminense/UFF. "Acervos Fotográficos" da Universidade de Brasília/UnB. Trabalho no estudo da Diplomática e da Forense digital em documentos natos digitais de arquivo;em pesquisas de Gestão Documental, realizando a organização de documentos de arquivo em diferentes entidades públicas e privadas.

Downloads

Publicado

2020-06-12

Como Citar

Rogers, C., & Montoya-Mogollón, J. B. (2020). Diplomática de documentos nato digitais: A consideração da forma documental no ambiente digital. Revista Do Arquivo, (10), 93–108. Recuperado de https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/article/view/87

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.