Perspectivas metodológicas da gestão de documentos nos Arquivos Públicos Estaduais do Brasil

Autores

Palavras-chave:

Arquivos Públicos Estaduais, Plano de Classificação, Tabela de Temporalidade, Gestão de Documentos

Resumo

Este artigo pretende analisar o cenário da gestão de documentos no âmbito dos Arquivos Públicos Estaduais no Brasil. Neste contexto, levantamos a seguinte questão: qual a perspectiva teórico-metodológica que fundamenta a identificação dos documentos para elaboração de planos de classificação e tabelas de temporalidade no âmbito da gestão de documentos dos Arquivos Públicos Estaduais do Brasil? Para responder a esta questão, realizamos pesquisa bibliográfica e documental para identificar e analisar os planos de classificação e as tabelas de temporalidades de documentos publicados e disponíveis online pelos Arquivos Públicos Estaduais brasileiros. Como resultado, buscamos demonstrar as perspectivas teóricas e metodológicas, os modelos e impactos na identificação, classificação e avaliação de documentos. Espera-se que os resultados sirvam de parâmetros para as reflexões sobre a necessidade de padronização dos instrumentos de gestão de documentos no âmbito do Poder Executivo Estadual no Brasil.

Biografia do Autor

Alexandre Faben, Universidade Federal do Esatdo do Rio de Janeiro (Unirio)

Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense, PPGCI/UFF. Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Gestão de Documentos, Arquivos e Governança Pública, UNIRIO, CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Gênese Documental Arquivística UFF/CNPq. Foi Gerente de Gestão Documental no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, onde coordenou a criação e implementação do Programa de Gestão de Documentos, PGD Carioca. Atualmente é Professor Adjunto Substituto no Departamento de Arquivologia da UNIRIO. Possui experiência em Ciência da Informação e Arquivologia com particular interesse nos seguintes temas de pesquisa: Gestão de Documentos, Arquivos Municipais, Acesso à Informação, Transparência e Integridade Pública.

Danilo Bueno, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense - PPGCI/UFF (Bolsa CAPES), Bacharel em Arquivologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (Bolsa FAPESP). Tem experiência profissional em desenvolvimento e implementação de políticas arquivísticas de gestão de documentos e arquivos como Coordenador de Gestão de Documentos - Arquivista da UNIMED de Baurú 2010; como Arquivista da Diretoria Jurídica e de Relações Internacionais da VRG Linhas Aéreas S.A. (Grupo GOL) 2011-2012; como Assessor Técnico do Programa de Gestão de Documentos do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (PGD/RJ) 2013; como 1º Tenente (Reserva) Arquivista da Força Aérea Brasileira (FAB) 2013-2017, desenvolvendo projetos de implementação de programa de gestão de documentos e arquivos e implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI). Atualmente é Professor Assistente do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Vice-líder e pesquisador do Grupo de Pesquisa Gênese Documental Arquivística (UFF/CNPq). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Fundamentos e perspectivas Arquivísticas (UNIRIO/CNPq). Tem experiência de pesquisa na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Diplomática, Tipologia documental, Identificação Arquivística, Classificação Documental, Avaliação Documental, Políticas Públicas Arquivísticas, Gestão de Documentos e Arquivos Municipais e Estaduais.

Ana Célia Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Bolsista Produtividade em Pesquisa-PQ2/CNPq (2024). Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (2015) e pela Universidad Carlos III de Madrid, Espanha (2014), com bolsa CAPES. Doutorado (2008) e Mestrado (2003) em História Social pela Universidade de São Paulo. Graduação em História pelo Instituto Superior de Ciências, Letras e Artes de Três Corações (1988). Especialização em Organização de Arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (1992) e pela Escuela Nacional de Archiveros do Peru, com bolsa OEA (1993). Bolsista Jovem Cientista UFF - PROPPI/UFF (2009-2013), coordenando a pesquisa para metodologia do Programa de Gestão de Documentos do Governo do Estado do Rio de Janeiro (PGD-RJ), parceria Casa Civil/APERJ/UFF. Pesquisadora do projeto Evaluación de Documentos en Iberoamerica, financiado pelo Conselho Internacional de Arquivos (2009-2012). Bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado - JCNE/FAPERJ (2016-2019), coordenando a pesquisa Gestão de documentos, arquivos e acesso à informação: identificação dos requisitos da transparência administrativa nos municípios da Grande Rio. Coordenadora do projeto de pesquisa PDPA 4408, Um arquivo público municipal para Niterói: gestão de documentos, acesso à informação e transparência na administração pública no horizonte da história e da cooperação regional do Leste Fluminense, financiado pelo Programa PDPA, parceria Prefeitura Municipal de Niterói/UFF/FEC (2020-2022). Intercâmbio científico na Universidad Complutense de Madrid, pesquisa sobre políticas públicas de gestão de documentos e arquivos em municipios da Comunidad de Madrid (2023). Membro do Comitê Assessor de Pesquisa do Comitê Multidisciplinar de Pesquisa da PROPPI/UFF (2013-2018) e coordenadora da área de Ciências Sociais Aplicada (2017). Coordenadora do Curso de Arquivologia (2011-2013) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, PPGCI/UFF (2015-2019). Líder do Grupo de Pesquisa Gênese Documental Arquivística, UFF/CNPq (desde 2009). Atualmente é Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (PGCI/UFF). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: diplomática e tipologia documental; identificação arquivística, classificação em arquivos, avaliação documental, políticas públicas de gestão de documentos e arquivos, com ênfase em municípios.

Referências

ARQUIVO NACIONAL. Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística - DIBRATE. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. Disponível em: http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf. Acesso em: 05 jan. 2025.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, v.9, 1991. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8159.htm# Acesso em: 21 dez 2024.

BRASIL. Lei n 12.527 de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei no 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 18 nov. 2011. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm. Acesso em: 10 jan. 2025.

Bellotto, Heloísa Liberalli. Arquivos: estudos e reflexões. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

BUENO, Danilo André Cinacchi e RODRIGUES, Ana Célia. Dos sistemas de arquivos à gestão de documentos - Reflexões acerca das políticas públicas arquivísticas do Poder Executivo Estadual no Brasi. In: Acervo: Revista do Arquivo Nacional. Rio de Janeiro, volume 34, número 1, janeiro/abril 2021. Disponível em: https://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/1602. Acesso em: 13 set. 2025.

BUENO, Danilo André Cinacchi. Gestão de documentos no âmbito das políticas públicas arquivísticas do Poder Executivo Estadual no Brasil. 492f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal Fluminense, 2019.

BERNARDES, Ieda. Pimenta. Gestão documental e direito de acesso: interfaces. Acervo, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 164–179, 2015. Disponível em: https://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/616. Acesso em: 14 jan. 2025.

CAMARGO, Ana Maria de Almeida. Sobre espécies e tipos documentais. In: SEMINÁRIO DAR NOME AOS DOCUMENTOS: da teoria à prática. São Paulo: Instituto Fernando Henrique Cardoso, 2015, p.14-31. 347p. Disponível em: http://fundacaofhc.org.br/files/dar_nome_aos%20documentos.pdf. Acesso em: 20 jan. 2025.

CAMARGO, Ana Maria de Almeida; Bellotto, Heloísa Liberalli Bellotto. Dicionário de terminologia arquivística. São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, 1996.

CONARQ - CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). Classificação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades-meio da administração pública. Arquivo Nacional. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional. 2001, 156p. Disponível em: https://www.gov.br/conarq/pt-br/legislacao-arquivistica/resolucoes-do-conarq/resolucao-no-14-de-24-de-outubro-de-2001. Acesso em 10 set. 2025.

COUTURE, Carol. A formação e a pesquisa em arquivística no mundo contemporâneo. In: COUTURE, C.; MARTINEAU, J.; DUCHARME, D. A pesquisa e a formação em arquivologia no mundo contemporâneo. Brasília: Finatec, 1999. 190p.

FABEN, Alexandre. Identificação de documentos de arquivo no contexto da gestão de documentos no Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação); Ana Célia Rodrigues, orientador. Niterói, 2019. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10770. Acesso em: 1 ago. 2022.

FABEN, Alexandre; RODRIGUES, Ana Célia. A identificação de documentos no contexto arquivístico ibero-americano. In: A Ciência Aberta: o Contributo da Ciência da Informação: atas do VIII Encontro Ibérico EDICIC. Coord. Maria Manuel Borges, Elias Sanz Casado. Universidade de Coimbra. Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX - CEIS20. 2017, p.1061 -1074. Disponível em: https://purl.org/sci/atas/edicic2017. Acesso em: 20 jan. 2025.

HEREDIA HERRERA, Antonia. El debate sobre la gestión documental. Métodos de información. n. 22-23, v. 5, enero-marzo. p. 30-36. 1998.

HEREDIA HERRERA, Antonia. Gestión de documentos y administración de archivos. Revista Códice. v. 4, n. 2: 43-50 / jul.- dic. de 2008. Disponível em: http://eprints.rclis.org/20256/1/Gesti%C3%B3n%20de%20documentos%20y%20administraci%C3%B3n%20de%20archivos.pdf. Acesso em: 6 dez. 2024.

HERRERO MONTERO, Ana María; DIÁZ RODRÍGUEZ, Alfonso. La clasificación archivística. In: Administración de documentos y archivos: textos fundamentales, Madrid. José Ramón Cruz Mundet (Dir.). Coordinadora de Asociaciones de Archiveros, Ministerio de Cultura, 2011. 488p.

MENDO CARMONA, Concepción. El largo camino de la Archivística: de práctica a ciencia, Revista de Historia de la Cultura Escrita. Madrid, n. 2 p. 113-132, 1995. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=184651. Acesso em: 29 nov.2025

RHOADS, James Berton. La función de la gestión de documentos y archivos en los sistemas nacionales de información: un estudio del RAMP. Paris: UNESCO, 1983. (PGI-83 / WS / 21). Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000056689_spa. Acesso em: 20 dez. 2024.

RODRIGUES, Ana Célia. Tipologia documental como parâmetro para a gestão de documentos de arquivos: um manual para o Município de Campo Belo, MG. 2003. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo, 2003. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-25042003-181526/. Acesso em: 9 dez. 2024.

RODRIGUES, Ana Célia. Diplomática contemporânea como fundamento metodológico da identificação de tipologia documental em arquivos. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo. 2008. 258p. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-27112008-151058/pt-br.php. Acesso em: 28 jan. 2025.

RODRIGUES, Ana Célia. Natureza do documento de arquivo: vínculo e estrutura. In: Documento: gênese e contextos de uso. Estudos da Informação, v.1. Niterói, RJ: EdUFF, pp. 175-192, 2010.

RODRIGUES, Ana Célia. Identificação como requisito metodológico para a gestão de documentos e acesso a informações na administração pública brasileira. Ciência da Informação, DF, v.42, n.1, p.64-80, jan./abr., 2013.

Downloads

Publicado

2025-12-19

Como Citar

Faben, A., Bueno, D., & Rodrigues, A. C. (2025). Perspectivas metodológicas da gestão de documentos nos Arquivos Públicos Estaduais do Brasil. Revista Do Arquivo, (17), 1–20. Recuperado de https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/article/view/303

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)