Sistemas informatizados de gestão documental nos 40 anos do SAESP
Do SPU ao SEI-SP, passando por SPdoc e SP Sem Papel
Palavras-chave:
Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (SAESP), Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD), Sistema Informatizado Unificado de Gestão Arquivística de Documentos e Informações (SPdoc, Programa São Paulo Sem Papel (SP Sem Papel), Sistema Eletrônico de Informações (SEI)Resumo
No contexto de comemoração dos 40 anos do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (SAESP), este relato de experiência tem o objetivo de apresentar um breve histórico da atuação da equipe gestora do SAESP no planejamento, desenvolvimento, capacitação e implantação de sistemas informatizados de gestão documental adotados pela Administração Pública Paulista em diferentes fases. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental, o texto aborda a trajetória dos trabalhos realizados para a implementação do Sistema de Protocolo Único (SPU), do Sistema Informatizado Unificado de Gestão Arquivística de Documentos e Informações (SPdoc), do Programa São Paulo Sem Papel (SP Sem Papel) e do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), além de enfocar os desafios atuais da transformação digital em governo. Conclui por destacar a importância desses movimentos para a consolidação da Política Pública de Arquivos e Gestão Documental no Estado de São Paulo e o fortalecimento do SAESP.
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