O SAESP e as políticas de gestão documental e acesso à informação no Brasil
Contribuições e desafios
Palavras-chave:
acesso à informação, gestão de documentos, política pública de arquivos, sistema de arquivos, Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo - SAESPResumo
Encomendado para apresentação em evento de celebração dos 40 anos do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (SAESP), este texto analisa a trajetória do SAESP, destacando os aspectos presentes em sua gênese no contexto dos anos 1980, período de mobilização política e social pela redemocratização do país após vinte e um anos de ditadura militar, e como o tema dos arquivos ganhou destaque naquela conjuntura história. Discute os principais elementos que caracterizaram a política de gestão de documentos e institucionalização do sistema, conduzida pelo Arquivo Público do Estado (APESP). Destaca suas contribuições, especialmente as ações integradas que articulam a gestão dos documentos e arquivos com o direito de acesso à informação. Por fim, aponta os desafios de natureza política, cultural e tecnológica que se colocam no presente e no futuro visando o fortalecimento do SAESP.
Referências
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO. Política Pública de Arquivos e Gestão Documental do Estado de São Paulo. 2ª ed. rev. e ampl. - São Paulo, 2014.
JARDIM, J. M. A crise de recolhimentos no Arquivo Nacional. Giro da Arquivo. Disponível em: <https://girodaarquivo.substack.com/p/a-crise-de-recolhimentos-no-arquivo>. Acesso em: 24 abr. 2025.
JARDIM, J. M. Sistemas e políticas públicas de arquivos no Brasil. Niterói: EDUFF, 1995. 196p.
SANTOS, P. R. E. Uma trajetória na arquivologia brasileira: memórias de uma administradora de arquivos. Arquivo & Administração, v. 9, n. 1, p. 5-24. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Paulo Roberto Elian dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os autores são os detentores dos direitos autorais dos manuscritos submetidos, sendo autorizado à Revista do Arquivo a publicação do referido texto. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
