Líderes e cidadãos
onde termina o homem público e tem início a vida privada nos documentos de arquivos de políticos?
Palavras-chave:
arquivos pessoais, informação, privacidadeResumo
A dicotomia público/privado no Brasil é algo que há muito tempo buscamos equacionar. Na era das redes sociais e da abertura do acesso às informações na Internet, como lidamos com essas questões diante dos arquivos privados depositados em espaços públicos? Como considerar a vida pessoal de personagens que ocuparam cargos públicos de extrema exposição? O presente texto busca elucidar tais questões a partir do fundo Caio Prado Jr., salvaguardado no Arquivo IEB - USP.
O presente artigo não seria possível sem os trabalhos de pesquisa e processamento documental realizados pelos, na época estagiários do Arquivo, Giovana Beraldi Fabiano (2010 a 2012) e Wipsley Mesquita (2013 a 2014). A eles registro aqui meu agradecimento.
Referências
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de janeiro: FGV, 2006.
COSTA, Célia Leite. Intimidade versus interesse público: a problemática dos Arquivos. In: Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol.11, nº 21, 1998, 189-1999.
GARCIA, Maria Madalena Arruda de Moura Machado. Os documentos pessoais no espaço público. In: Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol.11, nº 21, 1998, 175-187.
LAFFER, Celso. O público e o privado: suas configurações contemporâneas para a temática dos arquivos. In: Documentos privados de interesse público: o acesso em questão. São Paulo: Instituto Fernando Henrique Cardoso, 2005.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Memória e cultura material: documentos pessoais no espaço público. In: Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol.11, nº 21, 1998, 89 - 103.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores são os detentores dos direitos autorais dos manuscritos submetidos, sendo autorizado à Revista do Arquivo a publicação do referido texto. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.