Estudo de identificação tipológica de diploma em arquivo pessoal
Palavras-chave:
identificação de tipologia documental, arquivo pessoal, diplomaResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar resultados parciais do estudo sobre tipologia documental nos arquivos pessoais sob a guarda do MAST, por meio da análise dos diplomas presentes no Arquivo pessoal do ornitólogo Helmut Sick. A pesquisa “Estudo da espécie e tipologia documental de arquivos de ciência e tecnologia” é coordenada pelo Arquivo de História da Ciência do MAST, instituto de pesquisa subordinado ao MCTIC. O Projeto tem o apoio do CNPq por meio de bolsas de pesquisa. Os arquivos pessoais são privilegiados para o estudo dos diplomas, visto que é mais difícil encontrá-los em arquivos institucionais. No âmbito do estudo os diplomas são tipificados de acordo com a atividade ou evento que o produziu, o que facilita a compreensão do documento para as atividades de classificação, arranjo, elaboração de instrumentos de busca e indexação.
Referências
Bellotto, H.L. (2002), Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo, Associação de Arquivistas de São Paulo, São Paulo, (Projeto como fazer, 8).
Bellotto, H.L. (2005), Arquivos pessoais como fonte de pesquisa, in “Arquivos permanentes: tratamento documental”, 2 ed. rev. ampl, Ed. FGV, Rio de Janeiro, pp. 263-278.
Camargo, A.M.A. (1998), “Contribuição para uma abordagem diplomática dos arquivos pessoais” Estudos históricos, vol. 11, nº. 21, 1998, pp.169-174.
Camargo, A.M.A. (2009), “Arquivos pessoais são arquivos”, Revista do Arquivo Público Mineiro, nº. 2, jul/dez., pp. 26-39,
Camargo, A.M.A. and Bellotto, H.L. (1996), Dicionário de terminologia arquivística, Secretaria da Cultura, São Paulo.
Camargo, A.M.A. and Goulart, S. (2007), Tempo e circunstância: a abordagem contextual dos arquivos pessoais: procedimentos metodológicos adotados na organização dos documentos de Fernando Henrique Cardoso, Edição bilíngue: português e inglês, Instituto Fernando Henrique Cardoso (IFHC), São Paulo, p. 316.
Haas, J. K., Samuels, H.W. and Simmons, B.T. (1985), Appraising the records of modern science and technology: a guide, Institute of Technology, Cambridge, MA.
LEAL, João Eurípedes Franklin; SIQUEIRA Marcelo Nogueira de. Glossário de Paleografia e Diplomática. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2011.
Mendo Carmona, C. (2004), “Consideraciones sobre el método enarchivistica”, Documenta & instrumenta, vol. 1, pp. 35-46. Disponível em: http://revistas.ucm.es/index.php/DOCU/article/view/DOCU0404110035A/19190>. (Acessado em: jul. 2016).
Museu de Astronomia e Ciências Afins ( 2014), Glossário de espécies e tipos documentais em arquivos de laboratório, MAST, Rio de Janeiro.
Rodrigues, A.C. (2008), Diplomática contemporânea como fundamento metodológico da identificação de tipologia documental em arquivos, Tese de Doutorado em Historia Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-27112008-151058/. ( Acessado em: abr. 2012).
Silva, M.C.S.M. (2007), Visitando laboratórios: o cientista e a preservação de documentos, Tese de Doutorado em História Social, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Silva, M.C.S.M. (2013a), “Configuração e recuperação da informação em documentos de ciência e tecnologia: estudo tipológico no arquivo pessoal do físico Bernhard Gross”, Perspectivas em Ciência da Informação, vol. 18, nº. 3, jul./set., pp. 160-174.
Silva, M.C.S.M. (2013b), “ Identificação de tipos documentais em arquivos pessoais: estudo no arquivo do físico Joaquim da Costa Ribeiro”, Arquivo & Administração, vol. 12, nº. 2, jul./dez., pp. 1-88.
_______ (Org.). Glossário de espécies e tipos documentais em laboratório. Rio de Janeiro, Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2014.
Silva, M.C.S.M. (2015), “Arquivos pessoais como fonte: reconhecendo os tipos documentais”, in Granato, M. (Org.), Museologia e patrimônio, MAST, Rio de Janeiro, pp. 178-203, (MAST 30 anos de pesquisa, v.1).
Silva, M.C.S.M. and Trancoso, M.C.D. (2015), “Produção documental de cientistas e a história da ciência: estudo tipológico em arquivos pessoais”, História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol. 22, nº. 3, pp. 849-861.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores são os detentores dos direitos autorais dos manuscritos submetidos, sendo autorizado à Revista do Arquivo a publicação do referido texto. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.