Acervos teatrais paulistanos
Presente e futuro em jogo
Palavras-chave:
São Paulo, arquivos, teatro, Centro de Documentação Teatral, Universidade de São Paulo (USP)Resumo
O artigo pretende apresentar um levantamento panorâmico e, ainda que brevemente, uma avaliação da existência, dimensões e limitações dos acervos teatrais existentes na cidade de São Paulo. Os conjuntos foram classificados a partir do tipo de organismo mantenedor ao qual está ligado como, por exemplo, órgão público federal, instituição privada, indivíduos etc. A partir desse levantamento, argumentamos a favor da necessidade de existência de um Centro de Documentação Teatral na cidade de São Paulo e apresentamos ações que vêm sendo tomadas para sua criação na Universidade de São Paulo.
Referências
AZEVEDO, Elizabeth R. Ensino Pioneiro do Teatro no Brasil. In: Luso-Brazilian Review Madison, University of Wiconsin, 2009.
____________________. Conservatório Dramático e Musical de São Paulo - Pioneiro e centenário. Revista Histórica. São Paulo: Arquivo Público do Estado de São Paulo, Ano II, nº 16, novembro de 2006.
SERRONI, J.C. (Org.). Figurinos. Memória dos 50 anos do Teatro do Sesi-SP. São Paulo: Sesi, 2015.
TIBAJI, A. O objeto de pesquisa da história das artes do espetáculo: do efêmero ao disperso. (no prelo)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2017 Revista do Arquivo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os autores são os detentores dos direitos autorais dos manuscritos submetidos, sendo autorizado à Revista do Arquivo a publicação do referido texto. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.