A Lei de Arquivos do Brasil
Apontamentos sobre seu impacto 30 anos depois
Palavras-chave:
arquivologia, Lei de Arquivos, arquivologia no Brasil, PL 2789/2021Resumo
Discute-se a respeito dos antecedes da lei de arquivos brasileira e faz-se uma relação entre a lei de arquivos e a comunidade arquivística nacional, escabele-se uma relação entre a comunidade arquivística e os avanços do ponto de vista de regulamentador e institucionalização da área no Brasil. Ao final, comenta-se sobre o PL 2789/2021 sinalizando que é fundamental um diálogo com a área, já que mais do que mudanças legislativas, os arquivos precisam de sensibilidade e financiamento.
Referências
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Relatório da Direção Geral do Arquivo Nacional (1985-1989). Rio de Janeiro, 1989.
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Relatório da Direção Geral do Arquivo Nacional (1980-1984). Rio de Janeiro, 1984.
BARROS THB. A formação do arquivista no Brasil na região norte-nordeste: a construção de uma identidade profissional In: Gabriela Belmont de Farias (Org.) Interlocuções e novas perspectivas na educação em Ciência da Informação. São Paulo: ABECIN Editora, 2018. CAP 4. p.55-70
CONFERÊNCIA NACIONAL DE ARQUIVOS. Ministério da Justiça. Relatório. Rio de Janeiro, 2011.
MARQUES AAC. Os espaços e os diálogos da formação e configuração da Arquivística como disciplina no Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2007.
MARQUES, AAC. Interlocuções entre a arquivologia nacional e a internacional no delineamento da disciplina no Brasil. 2011. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2011.
MINTEGUI E; BARROS THB, KARPINSKI C. As formações discursivas da arquivologia na formulação e proposta de alteração da lei de arquivos brasileira. In: Anais do XX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - ENANCIB, 2019: Florianópolis. SC. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores são os detentores dos direitos autorais dos manuscritos submetidos, sendo autorizado à Revista do Arquivo a publicação do referido texto. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.