Reflexões sobre a importância da avaliação da massa documental acumulada baseada na experiência metodológica do Arquivo Público do Estado de São Paulo
Palavras-chave:
Documento Arquivístico, Gestão Documental, Avaliação, Massa Documental Acumulada, Metodologia de MDAResumo
O presente artigo objetiva debater o problema da Massa Documental Acumulada (MDA), realizando uma reflexão sobre os desafios da gestão documental e a importância da avaliação. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica e, com base no método qualitativo, utilizou-se a pesquisa documental e de cunho exploratório, tendo como metodologia o estudo de caso, por meio da experiência do Arquivo Público do Estado de São Paulo na execução das atividades de avaliação da MDA, sendo este tema central. O presente estudo resultou em potente metodologia de aplicação, destacando-se a pertinência desta e levando em consideração a sua emergência nos dias atuais. Espera-se que o estudo e os seus resultados possam servir de alcance a estudiosos e profissionais que debatem e atuam na área, não se esgotando a contribuições futuras, mas dando continuidade à reflexão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores são os detentores dos direitos autorais dos manuscritos submetidos, sendo autorizado à Revista do Arquivo a publicação do referido texto. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.