A atuação do Arquivo Público do Estado na implementação e na revisão da Lei de Arquivos
Palavras-chave:
Lei de Arquivos, Primeira Conferência Nacional de Arquivos - I CNARQ, Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ, Arquivo Público do Estado (SP), Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo - SAESPResumo
Em 2011, após vinte anos da publicação da Lei n. 8.159/1991, a Primeira Conferência Nacional de Arquivos - I CNARQ reuniu especialistas de todo o país para discutir a política nacional de arquivos, mediante a revisão de seus marcos legais e da atuação do Arquivo Nacional e do Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ. O presente artigo objetiva apresentar as condições da criação da Lei de Arquivos, bem como verificar as pertinências e contradições de seus dispositivos; explanar sobre o emprego da Lei n. 8.159/1991 pelo Arquivo Público do Estado (SP), órgão central do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo – SAESP, enquanto importante ferramenta para implementar a política estadual de arquivos, gestão documental e acesso à informação; analisar as ações do Arquivo Público do Estado enquanto participante ativo tanto dos trabalhos da I CNARQ quanto das tentativas que se seguiram junto ao CONARQ para concretizar as decisões da Conferência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os autores são os detentores dos direitos autorais dos manuscritos submetidos, sendo autorizado à Revista do Arquivo a publicação do referido texto. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.