Acervos teatrais paulistanos
Presente e futuro em jogo
Palavras-chave:
São Paulo, arquivos, teatro, Centro de Documentação Teatral, Universidade de São Paulo (USP)Resumo
O artigo pretende apresentar um levantamento panorâmico e, ainda que brevemente, uma avaliação da existência, dimensões e limitações dos acervos teatrais existentes na cidade de São Paulo. Os conjuntos foram classificados a partir do tipo de organismo mantenedor ao qual está ligado como, por exemplo, órgão público federal, instituição privada, indivíduos etc. A partir desse levantamento, argumentamos a favor da necessidade de existência de um Centro de Documentação Teatral na cidade de São Paulo e apresentamos ações que vêm sendo tomadas para sua criação na Universidade de São Paulo.
Referências
AZEVEDO, Elizabeth R. Ensino Pioneiro do Teatro no Brasil. In: Luso-Brazilian Review Madison, University of Wiconsin, 2009.
____________________. Conservatório Dramático e Musical de São Paulo - Pioneiro e centenário. Revista Histórica. São Paulo: Arquivo Público do Estado de São Paulo, Ano II, nº 16, novembro de 2006.
SERRONI, J.C. (Org.). Figurinos. Memória dos 50 anos do Teatro do Sesi-SP. São Paulo: Sesi, 2015.
TIBAJI, A. O objeto de pesquisa da história das artes do espetáculo: do efêmero ao disperso. (no prelo)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores são os detentores dos direitos autorais dos manuscritos submetidos, sendo autorizado à Revista do Arquivo a publicação do referido texto. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.