Um panorama da história social e política de São Paulo da ascensão à queda de Júlio Prestes (1909-1930)
Palavras-chave:
Júlio Prestes, Primeira República, cidadaniaResumo
Este artigo tem como objetivo central analisar o contexto em que se deu a ascensão de Júlio Prestes na política paulista e nacional e as transformações que tornaram possível a sua queda. Como contraponto, trata também dos esforços de construção da cidadania em oposição à política elitista e excludente que caracterizou o período.
Referências
ARIAS NETO, José Miguel. Primeira República: economia cafeeira, urbanização e industrialização. In Ferreira, Jorge e Delgado, Lucília de Almeida Neves. O tempo do liberalismo excludente: da Proclamação da República à Revolução de 30. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
BIONDI, Luigi. Classe e nação. Trabalhadores e socialistas italianos e socialistas italianos em São Paulo. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2011.
DEAN, Warren. A ferro e fogo. A história e a devastação da Mata Atlântica. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
FAUSTO, Boris. Pequenos Ensaios de História da República. Cadernos Cebrap, no. 10, 1972.
------------------- História Geral da Civilização Brasileira. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1996.
FERNANDES, Maria Fernanda Lombardi. A esperança e o desencanto: Silva Jardim e a República. São Paulo: Humanitas, 2008.
GOMES, Angela de Castro. Cidadania e direitos do trabalho. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
HALL, Michael. Imigrantes na cidade de São Paulo in Paula PORTA (org.) História da Cidade de São Paulo. São Paulo: Paz e Terra, 2004, pp. 121-151.
KUGELMAS, Eduardo. Difícil hegemonia: um estudo sobre São Paulo na Primeira República. São Paulo, Tese de Doutorado, FFLCH-USP, 1986.
LANNA JR, Mário Cléber Martins. Tenentismo e crises políticas na Primeira República in Jorge Ferreira e Lucília de Almeida Neves Delgado (org.). O tempo do liberalismo excludente: da Proclamação da República à Revolução de 1930. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003 (O Brasil Republicano, v.1).
LESSA, Renato. A Invenção Republicana: Campos Sales, as Bases e a Decadência da Primeira República Brasileira. 2ª. Edição. Rio de Janeiro: Topbooks, 1999. LOPREATO, Christina R. O espírito da revolta. A greve geral anarquista de 1917. São Paulo: Annablume, 2000.
MAYER, Jorge Miguel. Júlio Prestes. Dicionário Biográfico da Primeira República. CPDOC http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/PRESTES,%20J%C3%BAlio.pdf
RESENDE, Maria Efigênia Lage de. O processo político na Primeira República e o liberalismo oligárquico in Ferreira, Jorge e Delgado, Lucília de Almeida Neves. O tempo do liberalismo excludente: da Proclamação da República à Revolução de 30. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
TOLEDO, Edilene. Travessias Revolucionárias - Idéias e militantes sindicalistas em São Paulo e na Itália (1890-1945). 1. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2004. v. 1. 416 p.
-------------------- A trajetória do anarquismo na Primeira República. In: Jorge Ferreira; Daniel Aarão Reis. (Org.). A formação das tradições (1890-1945). 1 ed. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2007, v. 1, p. 53-87
TRENTO, Angelo. Do outro lado do Atlântico. Um século de imigração italiana no Brasil. São Paulo: Nobel/Istituto Italiano di Cultura, 1988
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os autores são os detentores dos direitos autorais dos manuscritos submetidos, sendo autorizado à Revista do Arquivo a publicação do referido texto. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.