O Arquivo Nacional e o desafio de abrigar o acervo da Cinemateca do MAM-RJ, nos anos 2000
Palavras-chave:
Seção de Filmes, Arquivo Nacional, Arquivos audiovisuais, Gestão de arquivos audiovisuaisResumo
O presente artigo tem o objetivo de descrever e analisar a trajetória da equipe responsável pelo tratamento técnico de filmes e vídeos, no Arquivo Nacional, ao longo dos anos 2000, década que tem dois marcos transformadores importantes, no âmbito do setor de filmes: a crise da Cinemateca do MAM-RJ e o concurso público que possibilitou uma reorganização da seção, justamente no momento em que o acervo e as exigências de preservação aumentavam. Tal artigo é um recorte da dissertação “Documentos audiovisuais nos arquivos: um estudo sobre a trajetória da Seção de Filmes do Arquivo Nacional” (PPGARQ, 2020), que elaborou um estudo sobre a trajetória de desenvolvimento do tratamento dos registros audiovisuais pela área responsável por este gênero documental, no Arquivo Nacional. Ao analisar estruturas e práticas institucionais no gerenciamento de arquivos audiovisuais, tal estudo descreve as origens, as tradições e as referências — com destaque para a Cinemateca Brasileira (SP) e a Cinemateca do MAM-RJ, cujas experiências pretéritas serviram de fonte — que orientaram o Arquivo Nacional, no tratamento desses documentos audiovisuais, bem como possíveis pontos de inflexão que determinaram as ações e as estratégias de gestão desenvolvidas e adotadas, ao longo do tempo. Por meio da leitura de uma bibliografia sobre o tema dos arquivos audiovisuais, no levantamento e na análise documental, no âmbito do próprio Arquivo Nacional, e na elaboração e realização de entrevistas com técnicos e gestores do arquivo de filmes e vídeos, pretendeu-se investigar a trajetória em estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores são os detentores dos direitos autorais dos manuscritos submetidos, sendo autorizado à Revista do Arquivo a publicação do referido texto. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.