Centros de memória como estratégia de preservação e acesso à informação retrospectiva
Palavras-chave:
centro de memória, memória institucional, . comunicação organizacional, arrquivo permanente, gestão do conhecimentoResumo
A memória das organizações apresenta diversas abordagens possíveis. Considerando ambientes em que não existam políticas arquivísticas de preservação de documentos e diante dos conceitos de memória institucional e memória organizacional, discute-se como os centros de memória podem contribuir para a preservação de documentos de valor permanente e para o uso da informação retrospectiva, como aliados aos processos informacionais das organizações, no âmbito dos elementos e estratégias organizacionais, a saber: a cultura organizacional, a comunicação e reputação institucional e a criação de conhecimento. Para isso, o artigo tem o objetivo de apresentar o conceito de centro de memória e as principais estratégias de utilização da memória das organizações como fator de competitividade. Para este fim, o método de pesquisa utilizado é a revisão bibliográfica. Como resultado, identificamos os principais usos da memória em ambiente organizacional, associando-os a produtos e serviços prestados pelas organizações, como apoio à preservação de documentos e à criação de políticas arquivísticas adequadas à implantação de arquivos permanentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores são os detentores dos direitos autorais dos manuscritos submetidos, sendo autorizado à Revista do Arquivo a publicação do referido texto. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.