Gestão de marketing em arquivos

estudo de caso do Centro de Documentação e Arquivo da Câmara de Vereadores de Piracicaba (SP)

Autores

  • Fábio Ferreira Coelho Bragança Câmara de Vereadores de Piracicaba
  • Marcelo Bongagna Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)

Palavras-chave:

gestão de marketing, marketing em arquivos, gestão da informação

Resumo

O marketing, embora esteja ligado ao campo da Ciência Administrativa, também pode e deve ser aplicado na área da Ciência da Informação. Assim, este trabalho tem por objetivo discutir a incorporação do marketing na gestão de unidades de informação como estratégia para a difusão do acervo e dos serviços prestados pelo Centro de Documentação e Arquivo da Câmara de Vereadores de Piracicaba (SP). Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico. Os resultados demonstram que através da gestão de marketing, com suas diferentes ferramentas e técnicas, o Centro de Documentação e Arquivo pôde identificar sua missão, o público que atende e o seu comportamento de busca de informação. As ações de comunicação de marketing direcionaram esforços para aprimorar a relação com o público, para atrair e fidelizar usuários e para o posicionamento da imagem institucional.

Biografia do Autor

Fábio Ferreira Coelho Bragança, Câmara de Vereadores de Piracicaba

Mestrando em Administração de Empresas pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Diretor de Documentação e Arquivo da Câmara de Vereadores de Piracicaba. Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8586579808901396 E-mail: fabio.braganca@camarapiracicaba.sp.gov.br

Marcelo Bongagna , Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)

Mestre em Administração Universidade Metodista de Piracicaba. Professor de Pós-Graduação em Marketing da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP e da FAM – Faculdade de Americana. Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4200907650531372 E-mail: bongagna@gmail.com

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Publicado

2016-10-25

Como Citar

Bragança, F. F. C., & Bongagna , M. (2016). Gestão de marketing em arquivos: estudo de caso do Centro de Documentação e Arquivo da Câmara de Vereadores de Piracicaba (SP). Revista Do Arquivo, (3), 1–16 (91. Recuperado de https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/article/view/227

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