Itinerário documental do Morgado de Mateus e o Projeto Resgate
Palavras-chave:
Morgado de Mateus, itinerário de pesquisa, governadores coloniaisResumo
Por itinerário documental quero significar um percurso. Um itinerário é um percurso que um pesquisador deve fazer para obter informações ou levantar dados. No caso presente, tais informações são referentes a Dom Luís Antônio de Souza Mourão, Morgado de Mateus, que governou São Paulo entre 1765 e 1775. O que eu vou apresentar é o esquema dos passos de uma pesquisa em torno de um governador colonial. Na verdade, esse tipo de itinerário pode servir, mutatis mutanti, para realizar-se o estudo de qualquer governador colonial do império luso-brasileiro no século XVIII.
Texto baseado na fala apresentada em vídeo no Seminário “Em nome d’ El Rey: 2º seminário comemorativo dos 250 anos do governo do Morgado de Mateus”. Arquivo Público do Estado de São Paulo, São Paulo, 20 de maio de 2015.
Referências
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Movimentos da População em São Paulo no século XVII. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. São Paulo, n. 1, 1966. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/45622/49221>. Acesso em: 25 set. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores são os detentores dos direitos autorais dos manuscritos submetidos, sendo autorizado à Revista do Arquivo a publicação do referido texto. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.