A função classificação na formação do arquivista

Uma análise histórica dos modelos de ensino dos cursos de Arquivologia do Sudeste do Brasil

Autores

  • Juliana de Mesquita Pazos Universidade Federal Fluminense – UFF
  • Clarissa M. S. Schmidt Universidade Federal Fluminense - UFF

Palavras-chave:

Curso de Graduação em Arquivologia, Função Arquivística Classificação, Ensino da Função Classificação

Resumo

O presente artigo objetiva analisar historicamente como a função classificação tem sido abordada nos currículos e nos programas de ensino das disciplinas ministradas nos cursos de graduação em Arquivologia das universidades localizadas no sudeste do Brasil: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Universidade Federal Fluminense (UFF); Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Universidade Estadual Paulista (UNESP); e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A metodologia científica aplicada possui abordagem qualitativa, exploratória, descritiva, bibliográfica e documental. Os resultados demonstram que: o ensino arquivístico em classificação esteve focado na metodologia de arranjo e na sua relação com a descrição para organizar arquivos permanentes entre as décadas de 1970 e 1990; as atividades de classificação foram sendo abordadas sob a perspectiva da gestão de documentos a partir da década de 1990, provavelmente por influência da aprovação da “Lei de Arquivos”; e a função classificação, a partir dos anos 2000, alcançou maior autonomia ao constituir disciplinas obrigatórias nos cursos de Arquivologia da UNIRIO, UFF, UFES e UNESP, com exceção da UFMG.

Biografia do Autor

Juliana de Mesquita Pazos, Universidade Federal Fluminense – UFF

Arquivista e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, Brasil. E-mail: juliana_mesquita@id.uff.br. Lattes: http://lattes.cnpq. br/7477788593077629

Clarissa M. S. Schmidt, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora Doutora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, Brasil. E-mail: clarissaschmidt@id.uff.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9398149996443387

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Publicado

2021-04-29

Como Citar

Pazos, J., & Schmidt, C. (2021). A função classificação na formação do arquivista: Uma análise histórica dos modelos de ensino dos cursos de Arquivologia do Sudeste do Brasil. Revista Do Arquivo, (12), 44–55. Recuperado de https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/article/view/59

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